QUANTO TEMPO LEVA PARA SE CONVERTER AO JUDAÍSMO? – RABINO ARIEH RAICHMAN

328_história_3_1Tornar-se circuncidado e falar hebraico não é suficiente para se converter ao judaísmo. É necessário tomar uma resolução que, não importa o quê, a vontade de D’us está acima de sua vontade pessoal.


A campainha tocou no Beit Chabad no dia anterior ao “Dia da Consciência Negra”. Na porta, dois homens negros pediam para entrar no Beit Chabad. Com o recente ataque em Pittsburgh e a proximidade deste feriado nacional, hesitei em abrir a porta. Então o homem mais velho explicou que ele era de Kfar Chabad, Israel e estava visitando seu filho. Liguei para alguns rabinos para confirmar sua história e deixá-los entrar.

Há mais de 29 anos, Uziel Ferreira morava em Brasília e tinha um forte desejo de se tornar judeu. Ele estudou, praticou e viveu como um judeu por 6 anos até que a data de sua conversão foi finalmente definida. Por 13 anos ele trabalhou em paisagismo, mas com um salário base mínimo. Dois meses antes de sua conversão, ele recebeu uma nova oferta de trabalho de uma empresa de paisagismo. Parecia que era uma bênção de D’us, mas havia uma condição para o trabalho. Ele teria que gerenciar a área do parque um sábado por mês. Embora o pagamento seria o dobro do que ele recebia, ele simplesmente disse: “Não, obrigado”.

Em nossa porção da Torá, Chamor e Shechem se aproximaram de Jacob com a idéia de criar uma nação unificada, através de casamentos mistos. A família judia ouviu a proposta e disse que eles precisavam circuncidar-se para se juntar. “Assim, vocês serão como nós”, disseram. Agora, a circuncisão é uma grande coisa para um adulto fazer. Até hoje, estou tentando convencer os quase 20 adultos judeus de Manaus que ainda não são circuncidados. No entanto, o povo de Shechem concordou em fazê-lo e realmente fizeram.

No terceiro dia após a circuncisão, dois filhos de Jacob travaram guerra contra eles. Por quê?

Tornar-se circuncidado e falar hebraico não é suficiente para se converter ao judaísmo. É necessário tomar uma resolução que, não importa o quê, a vontade de D’us está acima de sua vontade pessoal. Como Uziel foi testado por D’us em sua devoção ao Shabat, assim também D’us faz com todas as pessoas que desejam se converter. Às vezes é um teste de Shabat, fé, Kasher ou qualquer um dos 613 mandamentos.

Quando o povo de Shechem disse que desejava se converter, não foi com total e completa devoção. Eles concordaram em se circuncidar, mas não em mudar suas crenças particulares. A prova estava nas estátuas e ídolos encontrados em suas casas. Jacob ordenou que os ídolos fossem enterrados debaixo de uma árvore estéril. Uma vez que é uma árvore infrutífera, ninguém iria descobrir os ídolos. No entanto, se Jacob fosse acusado de fazer mal contra Shechem, ele poderia provar que Shechem e seu povo eram idólatras (além de que não protestaram contra a filha de Jacob ser violada), e por isso a guerra foi travada.

Pessoas sempre me perguntam: quanto tempo leva para se converter? Eu respondo com outra pergunta. “Quanto tempo leva para você mudar seus hábitos de comer, trabalhar, falar, dormir e estudar? E além de tudo isso, suas crenças? Aí você tem o começo da resposta”.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos.

Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20