UM MEIO OU UM FIM – RABINO NISSIM KATRI

328_história_5_1Façamos nossa parte para que o mundo seja para nós um banquete pronto para a nossa refeição.


Rabi Mendel de Vorki citou uma vez este Midrash:

O homem foi criado ao final dos seis dias da criação, de tal maneira que se ele se comporta bem lhe dizem:

“Você veio por último porque você é o objetivo final de toda criação. Todo o restante lhe precedeu para que você possa ter tudo o que necessita. O mundo todo é para você como alguém que entra num banquete pronto para refeição.” Mas se a pessoa não se comporta bem, dizem lhe: “Até mesmo o menor dos insetos precedeu você!” (Talmud Sanhedrin 38b)

Rabi Mendel explicou que D’us pode colocar na cabeça de uma pessoa uma ideia para comprar um cavalo, com a intenção de que ele possa ter um sustento tendo uma carroça com seu cavalo. O cavalo é um meio direcionado para o bem estar da pessoa. Por outro lado, D’us pode implantar a ideia de comprar um cavalo porque Ele deseja que este cavalo específico seja alimentado com feno. Ambas as pessoas fazem a mesma coisa, no nosso exemplo compram um cavalo. Num caso o cavalo é um meio, no outro é um fim.

Como a pessoa age, determina como D´us agirá com ele. Se ele é meramente um meio para servir o mundo ou se o mundo está aqui para servir a ele. Depende de nós determinarmos isto. Façamos nossa parte para que o mundo seja para nós um banquete pronto para a nossa refeição.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – email: chabad.bhz@terra.com.br

20
20