DAR OU RECEBER? – RABINO MALOWANY

Nossa Parashá lida com a primeira campanha de arrecadação de fundos da história. Ela começa com Moshe Rabênu pedindo ao povo de Israel que “tome contribuições” para construir o Mishkan no deserto, bem como para conseguir todos os materiais necessários para os utensílios especiais que seriam usados nos serviços sagrados. Esta é, portanto, uma boa época pra se falar sobre a arte de dar.

Nossos sábios ensinam que aqueles que dão, mas que não percebem o quanto recebem com este ato – o ato de dar – são tolos. Pois nós não recebemos nossas recompensas apenas no distante Mundo Vindouro, mas aqui e agora, nos nossos relacionamentos e no nosso próprio sentido de satisfação.

Existem pessoas boas, que deram muito e por muitos anos, mas que, depois de tanto tempo se dando pelos outros, ficaram frustradas por não sentirem que seu trabalho árduo foi apreciado. Não ouviram sequer um “Obrigado”. Essas pessoas se desapontaram e abriram mão de quaisquer serviços comunitários em que estivessem envolvidas. Não perceberam que, ainda que seres humanos sejam por vezes ingratos, D’us Todo Poderoso toma nota de cada ato de gentileza que realizamos. Nossos sábios ensinam que, se nos arrependemos do bem que praticamos, devemos abrir mão do mérito que eles nos trariam. (Talmud Kidushin 40,b).

Então, sempre antes de agir por uma boa causa, lembre-se: você está recebendo muito mais do que está dando.

Que sejamos todos doadores e, por isso, abençoados.

Shalom.


RABINO MALOWANY

Centro Cultural Israelita Knesset Israel [knesset@knesset.org.br]

20
20