MUNDO ÀS AVESSAS – RABINO NISSIM KATRI

329_história_4_1No mundo eterno as pessoas estão de acordo com o que lhes competem. Neste mundo as coisas estão ao avesso.


O Talmud diz que Rabi Yossef filho de Rabi Yehoshua Ben Levy, ficou doente e entrou em estado de coma. Quando ele recuperou sua consciência, ele contou que ele teve uma visão do mundo eterno. Seu pai lhe perguntou o que ele viu lá. “Eu vi um mundo às avessas,” Rabi Yossef respondeu. “Aqueles que ocupam posições importantes aqui, lá estão por baixo, e aqueles que são inferiores aqui, são proeminentes lá.”

Rabi Yehoshua observou: “você não viu um mundo às avessas lá. Você viu um mundo verdadeiro. É nosso mundo terreno que está às avessas”.

Não há nada novo abaixo do sol. Aparentemente, reconhecimento social dois mil anos atrás não era diferente do que é hoje.

Quem são as pessoas mais populares e melhores pagas? Atletas e apresentadores de mídia, alguns de conduta moral muito questionável. Eles podem receber alguns milhões de dólares por um serviço que realmente não consolida o bem estar de ninguém. E quem recebe o menor dos salários? Os professores, aos quais confiamos nossas crianças. Eles provêm talvez o serviço mais importante de todos, mas as vezes têm que fazer uma greve pra ganhar um salário digno.

No mundo eterno as pessoas estão de acordo com o que lhes competem. Neste mundo as coisas estão ao avesso.

Não vamos mudar a sociedade. Mas podemos evitar ser empurrados pela maré social. Deveríamos saber quem são as pessoas de mais valor, e nós deveríamos ensinar aos nossos filhos valores verdadeiros.

Shalom.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20