PARA CONTINUAR BEM O ANO – POR AKIM ROHULA NETO

329_saúde_1_1Vamos falar sobre ansiedade e sobrecarga? Mas nossa, é começo de ano, por que tocar neste tema ao invés de falar de férias e motivação para o ano?

Pode parecer estranho, mas é justamente sobre isso que vou falar. Manter a motivação é uma mistura de arte, ciência e auto conhecimento. No começo do ano as pessoas, após as férias se encontram com energia disponível e começam a traçar suas rotinas e estabelecer seus padrões de comportamento. Como estão com muita energia, tomam decisões baseadas nesta energia e não no longo prazo e em como elas funcionam neste longo prazo.

Por isso, muitas pessoas acabam estressadas e sobrecarregadas ao longo do ano: planejam com um corpo relaxado, levando em consideração como estão se sentindo após as férias e não sobre como vão se sentir dali a seis meses dentro de suas rotinas. Qual o resultado? Ansiedade e estresse. Poderia colocar frustração também, pois muitas vezes a pessoa acredita que “não está cumprindo suas metas”, porém, muitas vezes as metas foram irrealistas, baseadas apenas em uma empolgação que não poderia ser mantida muito tempo.

Quando criamos nossos planos precisamos nos conhecer, saber sobre nossa energia e o que precisamos fazer para mantê-la, conhecer nossos limites e levá-los em consideração. Também é fundamental saber sobre aquilo que realmente alimenta nossa, alma, ou seja, o tipo de atividade que realmente faz sentido para nós e conhecer nossas forças pessoais, qualidades e virtudes.

Refletir sobre isso e colocar em nossa agenda os planos buscando harmonizar nossa pessoa com o mundo, a fim de estabelecer rotinas que nos sejam favoráveis, imaginar alguns momentos de “férias da rotina” e conseguir, com isso, manter o humor ao longo dos dias.

E além disso, contar com a criação de novos comportamentos, novos hábitos e atividades que possam ajudar a melhorar isso tudo, agilizar ou facilitar. Também precisamos dessa criatividade para nos ajudar quando os problemas surgem – e eles sempre surgem.

Quando não fazemos isso, acabamos criando rotinas que nos levarão a sentir ansiosos e sobrecarregados. E com esses sentimentos a motivação colapsa. Por isso que resolvi falar sobre este tema, mas sobre o que podemos fazer para não chegar à este ponto e isso é fundamental de ser dito agora, que você está começando seu ano cheio de energia, para que canalize a energia em atividades, rotinas e em uma vida que realmente valha a pena e que também seja capaz de re-energizar você ao longo do caminho.


AKIM ROHULA NETO – Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Psicologia Corporal pelo Instituto Reichiano Psicologia Clínica e Centro de Estudos e em Programação Neurolingüística. Saiba mais.

akimrohula@gmail.com

20
20