JUVENTUDE JUDAICA DE SP TEM FINAL DE SEMANA DE PLENA ATIVIDADE

329_first_2_1Ricardo Berkiensztat e Luiz Kignel com jovens do Betar

Num dos últimos finais de semana, a juventude da comunidade esteve em plena atividade. Toda a equipe de educadores da CIP participou de uma jornada de estudo e reflexão, em um seminário com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre textos de autores importantes.

A temática foi falar sobre a Tefilá (oração), comunidade e Tikkun Olam (Conserto do mundo, ou seja, programa de área social). Um dos momentos marcantes foi uma mesa formada por cinco ativistas da comunidade: Marcos Lederman, Mario Fleck, Luciana Z. Mautner, Andrea Kulikovsky e o presidente da Conib, Fernando Lottenberg.

329_first_2_2Fernando Lottenberg faz uso da palavra

Cada um falou sobre um aspecto particular, a partir da sua experiência de atuação como voluntário. Fernando Lottenberg citou os trabalhos que a Conib desenvolve nas diferentes áreas da comunidade, na interlocução perante as autoridades, assuntos importantes para a comunidade judaica organizada, além da participação no debate público.

Na sequência, Fernando Lottenberg e Sergio Napchan, da Conib, juntamente com Ricardo Berkiensztat e Henry Gherson, da Fisesp, estiveram presentes na inauguração da nova sede do movimento juvenil Hashomer Hatzair. O movimento centenário, que atua no Brasil desde a década de 40, está reabrindo sua sede em São Paulo, fechada desde 2009. A nova sede leva o nome do escritor Amos Oz e fica nos Jardins, na Rua Caçapava.

Este é um projeto com apoio da Sinagoga Beth-El, demonstrando que parcerias onde todos ganham pode ser uma excelente oportunidade de atuação comunitária. O Hashomer fará parte do trabalho educativo das crianças e dos jovens, e o rabino dará suporte educacional e de conteúdo para a realização das atividades do movimento juvenil, quando necessário além de apoio institucional por parte da Beth-El para algumas das atividades desenvolvidas pelo movimento.

329_first_2_3Inauguração do Hashomer Hatzair

E domingo foi o dia do movimento juvenil judaico sionista “Betar” abrir sua sede na cidade de São Paulo. O Betar está presente no Rio de Janeiro, Porto Alegre e em doze diferentes países, com sua sede em Jerusalém. Depois de 95 anos de existência, será refundado na cidade de São Paulo e ocupará um andar no Makom. O objetivo é criar um ambiente em que o jovem judeu paulista possa ter um contato enriquecedor com a comunidade judaica, com o sionismo e com Israel.

Por meio dessas atividades, entre outras, os jovens judeus demonstram seu engajamento, sua disposição e motivação para fazer sua parte na construção da comunidade judaica. Sabemos que as experiências desenvolvidas nesta idade são relevantes e ajudam na formação dos futuros líderes comunitários. “A Conib tem aberto espaço e convidado os movimentos juvenis para que participem de forma ativa de suas convenções. É uma maneira de aproximar as lideranças comunitárias dos jovens ativistas, destacou Fernando Lottenberg, presidente da Conib.

“Os movimentos juvenis são o maior celeiro de preparação de lideranças, onde os jovens se envolvem com a comunidade e conhecem seus desafios. Eles são o melhor mecanismo de garantia de sucessão comunitária e de preparo para as novas lideranças. A Fisesp está com portas abertas para os movimentos juvenis, dando todo o suporte necessário para que eles possam buscar espaço dentro da comunidade”, finalizou o presidente da Fisesp, Luiz Kignel.

20
20