ESCOLHA SER FELIZ! – RABINO ILAN STIEFELMANN

330_história_1_1

Sorrir é um dever que tenho para com os outros. Quando foco na minha responsabilidade em vez de pensar nas dificuldades, já estou no caminho da alegria.


330_história_1_2

Recentemente assisti uma palestra do famoso radialista americano Dennis Prager–“Alegria é um sério problema”– na qual ele abordou um ponto muito interessante: “as pessoas estão acostumadas a encarar a alegria como uma escolha particular – se me sinto feliz estou feliz, se coisas ruins acontecem, fico triste”.

Mas com o passar dos anos ele chegou à seguinte conclusão: “a alegria não é um traço de caráter, mas sim uma obrigação moral! Assim como temos obrigação de escovar os dentes, usar desodorante, também devemos ser felizes. Se não consigo estar feliz por dentro, no mínimo devo agir como uma pessoa feliz! Devo isso às pessoas que me cercam e principalmente àqueles muito próximos de mim.Pergunte a alguém que foi criado por pais infelizes e você vai entender a que estou me referindo”, finalizou ele.

Isso se coaduna com o dito de nossos sábios no Talmud:“Quando entra o mês de Adar –devemos amplificar a alegria”.

“Devemos”, isto é, independente das circunstâncias e sentimentos do momento. Mas como? Qual é a receita judaica para isso?

“Bessimchá” (com alegria), em hebraico, diz o Zohar, tem as mesmas letras que “Machshavá” (pensamento), indicando que tudo depende da informação racional transmitida ao coração. Portanto, quem desejar sentir alegria deve preencher a mente com pensamentos positivos, falar palavras positivas e, acima de tudo, praticar o bem.
Se isso lhe for difícil, que vá ao espelho e esboce 30 sorrisos antes de sair de casa. Pois por mais que a alegria traz o sorriso, o sorriso traz a alegria.

Sorrir é um dever que tenho para com os outros. Quando foco na minha responsabilidade em vez de pensar nas dificuldades, já estou no caminho da alegria.

Mude o foco e seja mais feliz. Teste e comprove!

Purim Sameach!

Rabino Ilan Stiefelmann – Lubavitch Copacabana

www.LubavitchCopacabana.org

20
20