CRESCENDO COM AS CRÍTICAS – RAV EFRAIM BIRBOJM

330_história_4_1É uma grande arte saber fazer críticas construtivas. Porém, é uma arte ainda maior saber receber as críticas e crescer com elas.


“Yshwar Chandra Vidya, o famoso acadêmico e orador indiano, certa vez foi dar uma palestra em uma pequena aldeia no interior da Índia. Ele fazia muito sucesso e multidões se reuniam para escutar suas palestras. Um jovem oficial do exército, que queria ouvir a palestra, viajou de longe em um trem para escutá-lo.

Yshwar Chandra também estava no mesmo trem deste rapaz. Quando chegaram, o jovem oficial desceu com a sua bagagem e começou a chamar impacientemente um carregador para ajudá-lo. Yshwar Chandra, ao ver esta cena, foi até o jovem e disse:

– Por que você precisa tanto de alguém que carregue sua mala? Você é jovem e forte, acredito que pode levá-la sozinho e poupar seu dinheiro.

– Você não vê que eu sou um oficial do exército? Não está de acordo com a minha honra levar a minha própria bagagem – respondeu o jovem oficial, visivelmente ofendido – Eu sou uma pessoa de educação refinada, não um carregador de bagagens.

– A marca da educação é a humildade, não o orgulho – disse Yshwar Chandra – Se você não pode levar sua própria bagagem, deixe que eu faço isto por você. Não me preocupo com a minha honra.

E Yshwar Chandra carregou a bagagem do oficial. O jovem quis oferecer dinheiro, mas ele recusou. O jovem oficial se espantou com a atitude daquele desconhecido. Ele então viu uma multidão esperando aquele homem, com cartazes e presentes. Foi somente naquele momento que o jovem oficial percebeu que o homem que havia carregado sua mala na estação era o respeitado orador Yshwar Chandra. O jovem sentiu-se envergonhado por ter feito um homem tão grande carregar a sua mala. Após pedir perdão muitas vezes, ele fez uma reflexão em voz alta:

– Eu me considerava uma pessoa educada. Porém, agora que pude comparar a sua educação com a minha, finalmente entendo que sou apenas um pequeno vagalume diante do sol.”

É uma grande arte saber fazer críticas construtivas. Porém, é uma arte ainda maior saber receber as críticas e crescer com elas.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20