EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Adrián Werthein, Presidente Bolsonaro, Marc Tawil, Benjamin. Netanyahu, Marcelo Schapo, Marcos Wasserman, cineasta israelense Guy Nattiv, Rafael Braude Canterji, Fernando Lottenberg, Claudio Epelman, Adrián Werthein e Claudio Lottenberg, dentre outros


JORNALISTA ELEITO O Nº1 TOP VOICES DO LIKEDIN PARTICIPA DE BATE-PAPO NA FEDERAÇÃO ISRAELITA

330_first_3_1Dando continuidade ao programa de relacionamento entre profissionais das entidades da comunidade judaica, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) realizou nesta terça-feira, 19 de fevereiro, um café da manhã seguido de bate-papo com o jornalista Marc Tawil. Atual co-apresentador da edição paulista do “Café das 6”, da Rádio Globo, ele dirige a Tawil Comunicação, agência que fundou em 2010, em São Paulo e foi eleito o Nº1 Top Voices LikedIn em 2016.

Tawil, que além de jornalista é radialista e escritor, falou sobre como melhorar a comunicação das entidades e deu detalhes de sua trajetória profissional, que teve início na Resenha Judaica (atual Tribuna Judaica) e de como sempre se incomodou em ficar estagnado, buscando atividades onde pudesse deixar sua marca pessoal.

Participaram do encontro cerca de 50 profissionais das entidades da comunidade judaica de São Paulo. “Parabenizo a Federação Israelita por esta iniciativa única de reunir representantes das entidades da comunidade judaica para este bate-papo informal”, concluiu o jornalista.


ESTREITANDO LAÇOS COM O BRASIL

330_first_3_2O presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Adrián Werthein, teve um encontro com o Presidente Bolsonaro em São Paulo. Conversaram sobre temas relacionados a integração entre os dois países, a atual situação política da América Latina e da comunidade judaica local.

O encontro aconteceu no Hospital Israelita Albert Einstein, onde Bolsonaro esteve em virtude do ataque que sofreu em setembro. Acompanharam a reunião Adrián Werthein, Claudio Lottenberg- assessor especial do CJL, Fernando Lottenberg- Presidente da Confederação Israelita do Brasil e Claudio Epelman- diretor executivo do CJL.


HUNGRIA VAI ABRIR ESCRITÓRIO DIPLOMÁTICO EM JERUSALÉM

330_first_3_3O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, anunciou que seu país abrirá um escritório com status diplomático em Jerusalém.

“Acabo de informar ao primeiro-ministro que o governo húngaro decidiu abrir uma representação comercial aqui, com status diplomático. Agora seremos oficiais em Jerusalém também”, disse Orban, após se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin. Netanyahu no Hotel King David em Jerusalém.

“Espero que seja um bom passo para melhorar ainda mais a relação entre o povo israelense e a Hungria”, acrescentou Orban.

Netanyahu disse que estava feliz pela decisão de estender a embaixada da Hungria em Israel a Jerusalém.

“Isso é importante. É um sinal da nossa amizade. Jerusalém vai recebê-lo na próxima vez que você vier aqui”, destacou Netanyahu.

O primeiro-ministro eslovaco, Peter Pellegrini, também anunciou a abertura de um “novo centro cultural, de informação e inovação em Jerusalém”, prometendo que abriria muito em breve. “Espero que este seja o primeiro passo para abrir uma embaixada eslovaca em Jerusalém”, acrescentou.


DOAÇÃO DA B’NAI B’RITH E DE VOLUNTÁRIOS DO TIKUN OLAM AO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

330_first_3_3A loja Chaim Weizmann da B’nai Brith Paraná e o voluntariado do Projeto Tikun Olam, fez uma doação de roupas infantis, escovas de dente, chinelos e livrinhos de colorir para o Hospital Pequeno Príncipe. A entrega aconteceu no início de fevereiro e foi feita à coordenadora do hospital, Rita (primeira à esquerda) com as presenças das voluntárias Zilda e Giovanna (centro) e Gilza (à direita) na foto.


DIRETOR DO KKL BRASIL LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ARACAJÚ

330_first_3_4Marcelo Schapo no Colégio São Paulo

Com a proposta de levar a educação ambiental para os alunos das redes pública e particular de ensino de todo o país, Marcelo Schapo, diretor do KKL Brasil,visitou a cidade de Aracajú entre os dias 01 e 05 de fevereiro, onde reuniu-se com alunos do Colégio São Paulo e da escola Maple Bear.

No Colégio São Paulo, a manhã foi muito produtiva, com jovens interessados na palestra sobre Sustentabilidade e curiosos sobre as soluções desenvolvidas em Israel. Já os estudantes da Escola Maple Bear assistiram a uma aula sobre Soluções Biológicas e participaram de maneira intensa.

Marcelo também foi recebido pelo Pastor Marcos Andrade na Igreja Presbiteriana de Aracajú, onde além de apresentar um pouco do trabalho do KKL no Brasil e em Israel, falou também sobre a Campanha “Quem planta, cuida”.

“Quero convidar todos vocês da “Mishpachá Renovada (Família Renovada) para participarem conosco do plantio de árvores. Já sabemos do grande amor de vocês pela terra de Israel, que é uma questão espiritual, e agora vamos plantar criando raízes dessa grande família em Israel”, destacou o diretor do KKL Brasil.

Schapo também participou de um Shabat com a comunidade local e visitou o Parque dos Falcões e os manguezais de Aracajú.


NO SITE DA AMAZON, O LIVRO DO ADVOGADO MARCOS WASSERMAN

O advogado Marcos Wasserman, radicado em Israel, escreveu um livro em Hebraico que recentemente foi traduzido para o Inglês sob o título “The Man in White”. disponibilizado para compra no site da Amazon, bem como o download do livro de graça.

Abaixo está o link direto do livro no portal da Amazon:

https://www.amazon.com/Man-White-Adventures-mystic-experiences-ebook/dp/B07K5Z1YCT/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1548231281&sr=8-1&keywords=the+man+in+white+marcos+wasserman

Para maiores informações: mlwadvog@netvision.net.il


FILME ISRAELENSE GANHA OSCAR DE MELHOR CURTA METRAGEM

330_first_3_5

“Meus avós são sobreviventes do holocausto. A intolerância que eles sentiram durante o holocausto, nós vemos em todos os lugares atualmente, na américa, na europa. Este filme é sobre isto….ensinando a seus filhos um caminho melhor.”

O cineasta israelense Guy Nattiv, que ganhou o Oscar da Academia em Los Angeles por “Skin”, o curta-metragem que dirigiu, orgulha-se da Escola de Artes WIZO Tzarfat em Tel Aviv, um icônico colégio patrocinado pela WIZO onde teve a oportunidade de estudar fotografia, arte e design de moda. Os graduados da escola incluem o mundialmente famoso artista Nir Hod, a atriz israelense Dafna Rechter e o presidente da WIZOuk, Ronit Ribak Madari. Nattiv, que cresceu em Israel e agora vive em Los Angeles, co-escreveu “Skin” com Sharon Maymon (que também é israelense) e produziu com sua esposa Jaime Ray Newman.

O filme lida com um crime de ódio e suas ramificações do ponto de vista de duas crianças, uma branca e outra negra. “Meus avós são sobreviventes do Holocausto”, disse Nativ no Oscar. “O fanatismo que eles experimentaram no Holocausto, vemos isso em todo lugar hoje – na América e na Europa. Este filme é sobre educação; é sobre ensinar seus filhos um caminho melhor.”


MPF ACOLHE RECURSO DA CONIB E DA FIRS E DETERMINA INVESTIGAÇÃO DE POSSÍVEL CRIME DE RACISMO

A partir de manifestações em perfil de uma página do Facebook, foram proferidas declarações ofensivas que podem configurar o crime de racismo. Cientes dos fatos, que geraram grande repercussão, a Conib e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) apresentaram Notícia de Fato em tese Criminoso, perante o Ministério Público Federal de Santa Cruz do Sul (RS). O objetivo era apurar possível crime resultante de preconceito (Lei nº 7.716/89, art. 20, § 2º), consistente em publicação, por seu autor, de vídeos e de textos em rede social, com conteúdo incitando preconceito e ódio ao povo israelense. Inicialmente, o Procurador da República entendeu que não havia crime, devido ao direito constitucional à livre manifestação de pensamento e promoveu o arquivamento.

As instituições interpuseram com recurso, cujo julgamento ocorreu na Procuradoria Geral da República do Ministério Público Federal, em Brasília. O documento foi apreciado pela Segunda Câmara de Coordenação e Revisão Criminal, por três Subprocuradores Gerais da República, que decidiram, em 11 de fevereiro, rejeitar o arquivamento anteriormente realizado e determinaram a instauração de procedimento de investigação, a ser presidido por outro membro do Ministério Público Federal. A decisão foi unânime.

“Argumentamos que existem elementos absolutamente compatíveis com a instauração de procedimento investigatório, sendo prematuro e indevido o arquivamento. Historicamente, do ponto de vista jurídico e por tradição, sempre defendemos o direito à livre manifestação. Entretanto, há limite e argumentos que no caso os elementos indicam que este foi ultrapassado”, explicou o advogado Rafael Braude Canterji, que representa as instituições e foi o responsável pela sustentação oral.

O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, destacou: “A Conib segue vigilante, atuando de modo firme, em conjunto com suas federadas, no combate ao ódio, ao racismo, ao antissemitismo”. Para o presidente da Firs, Sebastian Watenberg, “o nosso papel é atuar de forma enérgica em situações dessa natureza”.

Veja abaixo, trecho do acórdão:

“O Brasil é signatário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (assinada em 1966, ratificadas em 1968 e publicada em 1969 pelo Decreto nº 65.810/69), que repudia quaisquer ideias ou teorias baseadas na superioridade de uma raça ou de um grupo de pessoas de uma certa cor ou certa origem étnica, prevendo como delitos puníveis por lei qualquer difusão de ideias baseadas na superioridade ou ódio raciais, qualquer incitamento à discriminação racial, assim como quaisquer atos de violência ou provocação a tais atos.

O direito à livre expressão não pode abrigar, em sua abrangência, manifestações de conteúdo imoral que implicam ilicitude penal. (STF, HC 82424)”.

20
20