LIVRO – JUDAÍSMO: HOMENS E MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA, DE JAYME VITA ROSO

330_fique_4_1Somos também as pessoas notáveis que conhecemos?


“What I have to say about this book can be found inside the book.” – Albert Einstein

O advogado, escritor e ambientalista Jayme Vita Roso brinda os leitores brasileiros com o livro Judaísmo: Homens e mulheres que fizeram História, dedicado a personagens judeus. O prefácio é de Liana Gottlieb, pedagoga, escritora, doutora em comunicação (ECA-USP) e professora aposentada de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero.

Dentre as mulheres, tem realce a italiana Liliana Segre, personagem destacadíssima na Itália contemporânea por seu ativismo; Françoise Dolto, que o autor conheceu pessoalmente e foi pioneira na psicanálise infantil; Edith Stein que, por amor, foi levada a Auschwitz e narra como as mulheres alemãs ajudaram e tiveram participação decisiva nos campos de concentração.

Dos homens, destaca, por duas vezes, o renomado economista francês Jacques Attali; dá o tom da universalidade do escritor Alberto Mangel e de seu compatriota argentino, Feinmann.Simbolicamente relembra o encontro do destino de três judeus franceses, que morreram praticamente no mesmo mês e todos eles tiveram atividades comunitárias de relevo na França.Dá destaque ao famoso penalista italiano, OresteTerracini, que além de ter editado poetas de grande história na literatura italiana também publicou obras muito inteligentes e humanistas. Basta dizer que recepcionou Pablo Neruda em sua casa, no início dos anos de 1950.

Que dizer da questão judaica em sua contemporaneidade? Temas relevantes, como a explicação do que é ser judeu, do que é ser judeu na França, das orações e do entendimento dos Salmos, discutindo o tema da extinção da diáspora judia, do que é ser e conviver no mundo moderno com a inteligência judaica, a importância de Dom Helder Câmara na construção da paz e da necessidade de que é preciso sonhar juntos até o auto retrato de um renomado advogado americano, Judd Kessler, que conta singelamente a sua história de vida.

Por fim, na parte 4 do livro, Jayme Vita Roso disseca o caso Dreyfus, anotando que, até hoje, ele tem repercussão na vida diária dos franceses, pois, ainda em 1994, a revista do Ministério da Defesa francês, deu ao público um artigo,“Contestando a inocência de Dreyfus”.

O livro encerra com uma crônica em que mostra a existência inusitada de um campo de concentração na cidade de Ferramonti di Tarsia, Calábria, Itália.


SOBRE O AUTOR

330_fique_4_2Jayme Vita Roso é bacharel em Direito na Universidade de São Paulo (USP, 19 2001). Ministrou diversas palestras na Argentina, Peru, Chile, Itália e Estados Unidos, tendo dedicado muitos anos à advocacia. É membro da Academia Interamericana de Direito Internacional e Comparado, da Illinois Bar Association e do Consultivo da Loyola University (Chicago) do Consummer Dept.56) e mestre em Bioética, Cidadania e Ambiental pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL,

Em 2004 foi honrado com o Prêmio Interamericano de Jurisprudência, outorgado pela Federação Interamericana de Advogados, e contemplado com a Gratidão da Câmara Municipal de São Paulo (diploma e medália). Recebeu, em 2010, o Galardão de “Professor Honorário” da Universidade Inca Garcilaso de La Vega de Lima, Peru.

20
20