A LEI DA FELICIDADE – RABINO ARIEH RAICHMAN

331_história_2_1

Algumas pessoas pensam que coisas boas precisam acontecer para que elas sejam felizes. Na realidade, se alguém estiver contente, então as coisas boas vão acontecer com ele.


Nesta semana, dois amigos meus (Meir ben Chana Z”L e Chaim Schneur Zalman ben Miriam Z”L) faleceram depois de lutar contra uma doença. Eles eram pessoas muito especiais e me ensinaram muito sobre a vida. Há uma lição que desejo compartilhar com você.

Antes de continuar, devo mencionar que não é coincidência que as leis de purificação, após contato com o morto, sejam lidas na porção da Torá desta semana. É lido neste momento pois estamos prestes a começar um novo ano. De acordo com a ordem dos meses pela Torá, o primeiro mês é Nissan (o próximo mês, e o último é o atual- mês de Adar). Para terminar o ano, lemos as leis da purificação para nos purificarmos, e assim começar o novo ano com ficha limpa.

Agora para a lição: Felicidade.

Há algo de singular na alegria que cura a dor, o sofrimento e os traumas. Meir Z “L estava doente e não conseguia andar. No entanto, em Rosh Hashana, alguém foi buscá-lo e levá-lo para a sinagoga em sua cadeira de rodas . Enquanto o homem empurrava Meir, eles pararam no sinal onde havia um posto de gasolina. No Brasil, você não enche seu próprio tanque, pois há trabalhadores contratados para fazer isso. Então, enquanto os dois ficaram esperando o sinal abrir, o homem empurrando a cadeira de rodas disse: “Meir, você quer que eu encha com gasolina ou álcool”?

Meir ouviu a piada e começou a rir. Ele riu tanto que quando chegou à sinagoga, seu rosto estava cheio de sorrisos. Ele permaneceu assim até o final do toque do shofar e foi levado de volta à sua casa. A risada o mudou e o fez esquecer a dor que estava sentindo.

Chaim Schneur Zalman foi shliach em uma Yeshiva brasileira por alguns anos. Eu vim visitar o Brasil quando ele estava lá e tive algumas conversas com ele. Seu sorriso estampando no rosto e positividade radiante, dissipava quaisquer preocupações que alguém podia ter. Se você precisasse de sua ajuda, ele largaria tudo o que estava fazendo para ajudá-lo. E quando ele assim fazia, era sempre com um sorriso.

Nos encontramos no alegre mês de Adar. Algumas pessoas pensam que coisas boas precisam acontecer para que elas sejam felizes. Na realidade, se alguém estiver contente, então as coisas boas vão acontecer com ele.

Que as vidas de Meir Z “L e Chaim Schneur Zalman Z”L sejam uma lição para todos nós sermos felizes!

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

chabadmanaus@gmail.comwww.chabadmanaus.com

20
20