ÓRFÃOS DA TERRA – RELACIONAMENTO ENTRE JUDEUS E ÁRABES É TEMA DA NOVA NOVELA DA GLOBO

331_fique_3_1Na nova novela da Rede Globo, “Órfãos da Terra”, que tem estreia prevista para o dia 02 de abril, haverá contornos cômicos através das figuras de patriarcas como Mamede Al Aud (Flávio Migliaccio) e Bóris Fischer (Osmar Prado).

Mamede é palestino e avô de Ali Al Aud (Mohamed Harfouch), que comanda a casa de chá “Aletria”, reduto da comunidade árabe de São Paulo, e de Muna (Lola Fanucci), que dá aulas de dança do ventre no bairro de Vila Mariana.

Já Bóris é o líder da família Fischer, formada por sua filha Eva (Betty Gofman) e os netos Sara (Verônica Debom) e Davi (Vitor Thiré). Enquanto o jovem está em Israel, o restante da família vive no Brasil. Diferentemente do avô, que não vê com bons olhos a proximidade com os vizinhos palestinos, Sara se encanta por Ali (Mohamed Harfouch). A ponto de esconder sua própria ascendência, com medo de ser rejeitada e para fugir da rivalidade entre as duas famílias.

No entanto, o romance entre eles acontece ao mesmo tempo em que Ester Blum (Nicette Bruno), a também vizinha das famílias de Bóris e Mamede, tenta arranjar o casamento de Sara com seu filho Abner (Marcelo Médici). Típica mãe judia, Ester está preocupada em encaminhar o herdeiro, que ainda não encontrou um rumo na vida. Embora trabalhe como assistente do fotógrafo Bruno (Rodrigo Simas), Abner ainda não consegue se sustentar por conta própria.

Essa composição demográfica heterogênea promete tornar a vida dos moradores do bairro nada monótona. Na casa dos Fischer e da família Blum, o núcleo judaico da trama, a produtora de arte Nininha de Médicis vai utilizar vários itens típicos. “Em geral, no lar dessas famílias temos a Hamsá, uma espécie de escudo contra o mau-olhado, e também a Menorá, um castiçal que representa a luz de Torá. Outros símbolos como a Estrela de Davi também compõem os ambientes”, contou ela.

20
20