BOLSONARO EM ISRAEL – RABINO DOVI GOLDBERG

332_história_2_1Colocar ou não os judeus e Israel na berlinda não altera em nada o antissemitismo, que não precisa de motivos para mostrar a sua face nefasta.


Caros amigos,

Será que foi bom Bolsonaro ter ido a Israel? Toda a propaganda sobre essa visita é positiva para nós, judeus? E sua promessa de mudar a embaixada para Jerusalém, que está em suspenso, é melhor ou pior?

Eu não tenho a resposta… A verdade é que não há certo ou errado quando se trata de antissemitismo. Colocar ou não os judeus e Israel na berlinda não altera em nada o antissemitismo, que não precisa de motivos para mostrar a sua face nefasta.

Mas eu sei o que funciona com certeza: aumentar o orgulho judaico, que nos fortalece internamente e aos olhos das outras nações.

O momento é propício, pois estamos na época de Pessach, quando saímos do Egito e nos tornamos uma nação. Precisamos incutir uma dose renovada de tradição e orgulho judaico em nós mesmos e em nossas famílias!

Não fique preso ao passado. Neste ano, faça um upgrade de energia positiva na sua alma, acrescentando algo neste Pessach! Comemore o Segundo Sêder, em casa ou na sinagoga, e traga junto um amigo ou conhecido.

Fortalecer a nossa identidade judaica sempre foi a resposta mais eficiente para os antissemitas!


RABINO DOVI GOLDBERG – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

dg@chabadmorumbi.org.br

20
20