BRASIL TEM DE ENTRAR NO DEBATE GLOBAL SOBRE I.A. E BIOTECNOLOGIA, DIZ YUVAL HARARI

333_especial_2_1Professor da Universidade Hebraica de Jerusalém virá ao Brasil em novembro para participar da HSM Expo 2019

PARA YUVAL HARARI, AS MÁQUINAS CONSEGUIRÃO IDENTIFICAR O ESTADO EMOCIONAL DAS PESSOAS (FOTO: EMILY BERL/THE NEW YORK TIMES/FOTOARENA)

“Nenhum país está acima de tudo.” O recado é do filósofo israelense e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém Yuval Harari, autor de livros best-sellers como Sapiens: Uma breve história da humanidade e também do Homo Deus – Uma Breve História do Amanhã. Harari refletiu sobre o papel que o Brasil pode ter no século 21. Veja a análise completa abaixo:

“Como um dos maiores e mais diversos países do mundo, o Brasil é vital para a capacidade da humanidade de lidar de forma responsável com desafios como a mudança climática e a ascensão da inteligência artificial (IA). Mas para ter sucesso, os brasileiros devem perceber que nenhum país está acima de tudo. Todos os países compartilham a mesma terra e apenas o céu está acima de todos eles”, afirma o filósofo. “Os grandes desafios que a humanidade enfrenta agora – guerra nuclear, mudança climática e ruptura tecnológica – são todos globais por natureza e só podem ser resolvidos por meio da cooperação global. Espero que o Brasil possa ajudar a fomentar tal cooperação e, em particular, servir de porta-voz para as partes da humanidade que muitas vezes são silenciadas e ignoradas.”

Hariri virá ao Brasil pela primeira vez neste ano, para a HSM Expo 2019, evento de gestão e negócios que acontece entre os dias 4 e 6 de novembro. Mas o que o especialista em história mundial espera dessa visita?

“Eu quero promover uma conversa verdadeiramente global sobre os principais desafios que a humanidade enfrenta no século 21: guerra nuclear, mudanças climáticas e o surgimento da IA e da biotecnologia”, diz Harari. “Apenas conversar com pessoas no Vale do Silício, na Europa e em Pequim não é suficiente. Precisamos incluir todos na conversa. Por isso, estou ansioso para vir ao Brasil para ter uma perspectiva diferente e encorajar os brasileiros a assumirem um papel de liderança no debate global.”

https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2019/03/brasil-tem-de-entrar-no-debate-global-sobre-i-e-biotecnologia-diz-yuval-harari.html

20
20