UM JUDEU EM CASA UM GENTIO NO TRABALHO – RABINO ARIEH RAICHMAN

333_história_3_1Amalek foi a nação que atacou o povo judeu logo após a saída do Egito. O mundo inteiro tinha visto ou ouvido falar sobre os milagres que D-us realizou para o Seu povo, mas esta nação não temeu. Após o ataque deles, a Torá nos ordena a lembrar o que eles fizeram e obliterá-los. Hoje não sabemos quem pertence a Amalek, então só podemos cumprir este decreto em sua forma espiritual.

Amalek tem o mesmo valor numérico da palavra Safek, que significa dúvida, em hebraico. Quando uma pessoa tem dúvida em seu serviço a D-us, a fonte é de Amalek. Agora, Amalek atacou a nação judaica duas vezes. Uma vez como Amalek e outra vez disfarçados de povo cananeu. Esses ataques representam duas formas diferentes de dúvidas que a pessoa pode ter.

Dúvida 1 – “Você é uma pessoa com intelecto, então use-o. Analise todos os mandamentos antes de cumpri-los e até considere fazê-los. Essa idéia de que a nação judaica aceitou a Torá com total comprometimento mesmo antes de ouvir ou entender os detalhes é ridícula. Eu sou um descendente de Abraão e Isaac e estou lhe dizendo para estudar a Torá, mas use sua mente também. Quando D-us escolheu sua nação para receber a sagrada Torá, ele sabia que você era extremamente inteligente. Portanto, faça cálculos quando se trata de Torá.

1) Quanto tempo devo me dedicar?
2) Que lucro isso me trará?
3) Existe uma maneira mais fácil?

Resposta: Apesar de termos sido abençoados com o intelecto e dever usá-lo, quando se trata de judaísmo, agimos antes de perguntar. Está no nosso DNA. Um paciente não vai à escola de medicina para tomar uma medicação. Ele apenas toma a pílula. Depois que já vivemos como um judeu, tudo pode ser entendido.

Dúvida 2- “Viva como um judeu na sinagoga e em casa, mas quando se trata de ambiente de trabalho, não há espaço para judaísmo. Há concorrência e você precisa se apressar. Não há providência divina, nem fronteiras, nem espaço para evitar calúnias, e certamente nenhuma maneira de evitar cobrar juros. Você precisa se preparar para ser um empresário no ‘mundo real’.”

Resposta: Eu fui colocado no mundo para fazer uma morada para D-us, mesmo no meu local de trabalho. Seu objetivo é me assimilar ao ponto de perder minha verdadeira identidade judaica. Haman, um descendente de Amalek, e todos os outros representantes de Amalek querem que eu deixe de existir. No entanto, por eu viver como judeu: estudando Torá e cumprindo as mitsvot em todos os lugares, garanto que nunca vou desaparecer.

Incertezas e receio vêm e vão, mas eu nunca vou desaparecer.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20