CORAÇÃO IMPRESSO EM 3D DO MUNDO COM TECIDO HUMANO É REVELADO POR CIENTISTAS ISRAELENSES

333_saúde_4_1Cientistas de Israel revelaram recentemente uma impressão em 3D de um coração com tecido e vasos humanos, chamando-o de um “grande avanço médico” que aumenta as possibilidades de transplantes. Embora permaneça longe, os cientistas esperam um dia poder produzir corações adequados para transplante em humanos, bem como remendos para regenerar corações defeituosos.

O coração produzido por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv é do tamanho do de um coelho. Ele marcou “a primeira vez que alguém em qualquer lugar conseguiu projetar e imprimir um coração inteiro repleto de células, vasos sangüíneos, ventrículos e câmaras”, disse Tal Dvir, que liderou o projeto. “As pessoas conseguiram imprimir em 3D a estrutura de um coração no passado, mas não com células ou vasos sanguíneos”, disse ele.

Mas os cientistas disseram que muitos desafios permanecem antes de funcionar plenamente. Os corações impressos em 3D estarão disponíveis para transplant e em pacientes. Os jornalistas receberam uma cópia em 3D de um coração do tamanho de uma cereja na Universidade de Tel Aviv, na segunda-feira, quando os pesquisadores anunciaram suas descobertas, publicadas na revista Advanced Science. Os pesquisadores devem agora ensinar os corações impressos a “se comportarem” como os reais. As células atualmente são capazes de se contrair, mas ainda não têm a capacidade de bombear. Então, eles planejam transplantá-los em modelos animais, esperançosamente em cerca de um ano, disse Dvir. “Talvez, em 10 anos, haja impressoras de órgãos nos melhores hospitais do mundo, e esses procedimentos serão conduzidos rotineiramente”, disse ele.

20
20