LIVROS: “EU SOU JUDEU” DE DANIELLE SOMMER E MICHELLE BRODESCHI E “DA COLÔNIA À REPÚBLICA” DE HELENA LEWIN

LIVRO INFANTIL “EU SOU JUDEU” APRESENTA COSTUMES DA RELIGIÃO ÀS CRIANÇAS

333_fique_2_1O livro infantil “Eu sou judeu” foi lançado no dia 04 de abril em Curitiba. Os textos são de Danielle Sommer e as ilustrações recebem a assinatura de Michelle Brodeschi. A supervisão rabínica é do Rabino Pablo Berman, da Sinagoga Beit Yaacov/Kehilá do Paraná.

O livro introduz o judaísmo às crianças, mostrando os principais costumes, além de símbolos, como a kipá e a mezuzá. Há também um glossário e a transliteração e tradução de rezas e bênçãos do acendimento das velas, da chalá e do vinho. Danielle e Michelle também são autoras de “Shaná Tová – Uma história para crianças” sobre Rosh Hashaná e Yom Kipur, lançado em 2018.

Sobre as autoras

Danielle Sommer é jornalista e também autora dos livros infantis “Tem alguém indo trabalhar” e “Tem alguém na barriga da mamãe”.

Michelle Brodeschi é arquiteta e vive em Israel desde 2013. Nesta edição, experimentou o desenho digital como ferramenta para as ilustrações.

Contato: www.facebook.com/seferkatan ou danisommer@gmail.com . Valor: R$ 36,00.


“DA COLÔNIA À REPÚBLICA” DE HELENA LEWIN

O livro é sobre a participação de judeus na construção da identidade brasileira

O livro “Da Colônia à República: judeus construindo sua identidade brasileira”, de autoria da professora Helena Lewin, o livro foi lançado na Livraria da Travessa (Shopping Leblon/Rio de Janeiro).

A obra aborda a participação dos judeus e de cristãos-novos na formação do Brasil, desde a colonização portuguesa até o período republicano, com foco na presença em seu povoamento – plantando, construindo, produzindo riquezas até o estabelecimento de suas relações sociais, apesar das dificuldades impostas pelo controle religioso do clero inquisitorial.

Entre as várias análises produzidas a partir da miscigenação entre o brasileiro e o imigrante judeu, destacam-se a integração cultural e as relações econômicas, criando novos modelos de agir e de pensar.

O minucioso livro é resultado de intensa pesquisa e mais uma significativa contribuição da professora Helena Lewin para a preservação e fortalecimento da memória judaica brasileira.

20
20