EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como Fernando Rosenthal, Gaby Milevsky, Davi Alcolumbre, Fernando Lottenberg, senador Jaques Wagner, Walter Fangatiello Maierovitch, Clarice S. Jozsef, Michel Gherman, Heloisa Pait, João Paulo Charleaux, Mika Lins, Lena Barcessat, Estefan Iatcekiw e Cacá Diegues, dentre outros.


PRESIDENTE E VICE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA MACABI EM ISRAEL

334_first_5_1Fernando Rosenthal, presidente da Confederação Brasileira Macabi e seu vice, Gaby Milevsky, retornaram de Israel no último dia 14, após diversos compromissos importantes que tiveram por lá, como os Congressos Mundial Macabi e do Beit Halochem (soldados feridos do exército). Agora estão focados na Macabiada Pan-Americana que acontece no México, em julho.


ALCOLUMBRE COMANDA SESSÃO NO CONGRESSO PARA LEMBRAR O DIA DA MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

334_first_5_2Fernando Lottenberg e Jaques Wagner

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comandou sessão no Congresso na qual foi lembrado o transcurso do Dia da Memória do Holocausto, uma semana depois de ele ter postado nas redes sociais uma homenagem às vítimas do nazismo. O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, participou do evento.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) falou sobre o Dia da Lembrança do Holocausto e da Bravura – Iom HaShoá.

“Essa data foi escolhida pelo Museu Iad Vashem, localizado em Jerusalém, para a realização das cerimônias em memória dos judeus assassinados na Europa conquistada pelo exército alemão. Em Israel, essa data é um feriado, aprovado pelo Parlamento israelense no final da década de 50, para que todos possam rememorar juntos essa tragédia que se abateu sobre a humanidade”, explicou o senador.

“Lembrar a data, disse Jaques Wagner, serve para educar a população e impedir que atos de crueldade como os perpetrados no Holocausto não se repitam. É uma data que auxilia na conscientização das pessoas quanto ao fim do preconceito, da discriminação, na redução do discurso de ódio, no combate à intolerância religiosa, ao antissemitismo e de todas as formas de preconceito”, disse Jaques Wagner.

O senador lembrou que no último Iom HaShoá as torres do Congresso Nacional, em Brasília, foram iluminadas com a frase: ‘Holocausto nunca mais’, “uma “expressiva e significativa homenagem da sociedade brasileira”, numa iniciativa da Confederação Israelita do Brasil (Conib) que recebeu a acolhida do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia.

Fonte: Agência Senado


UMA NOITE DE MUITO CONTEÚDO E APRENDIZADO COM LEVEZA E BOM HUMOR

334_first_5_3Foi assim a palestra do jurista e ex-secretário nacional antidrogas da Presidência da República, o desembargador Walter Fangatiello Maierovitch, um dos comentaristas de maior conteúdo da atualidade, que comanda o programa “Por dentro da Justiça”, na rádio CBN, que contou com a mediação da advogada Lena Barcessat.

O assunto principal foi o complexo sistema judiciário brasileiro que Maierovich conseguiu explicar com excelência e propriedade.

O público participou ativamente, com perguntas inteligentes, instigantes e abrangentes.


EMPRESÁRIOS ISRAELENSES VISITAM A APAS 2019 EM BUSCA DE PRODUTOS BRASILEIROS

334_first_5_4A partir de uma parceria com a APEX, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria esteve com a Federação das Câmaras de Israel e a Câmara Israel-Brasil de Comércio e Indústria na feira APAS 2019 acompanhando compradores de quatro empresas israelenses que vieram ao país, à convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, para conhecer produtos brasileiros e verificar a possibilidade de importá-los para Israel.

A APAS Show é o maior evento de supermercados do mundo e a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina. O evento aconteceu de 06 a 09 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A parceria da APAS Show com a Apex-Brasil gerou, na edição 2019 do evento, um total de US$ 330.546 milhões de negócios entre empresas internacionais e brasileiras. O resultado trouxe à APAS Show 2019 maior relevância internacional.


CHAVEROT DA NA’AMAT BRASIL PARTICIPAM DE VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO TARSILA POPULAR

334_first_5_5

Chaverot da Na’amat Pioneiras Brasil e apoiadoras do Projeto Arte & Artistas, participaram de uma visita guiada à exposição Tarsila Popular, a mais ampla exposição já feita sobre o trabalho de Tarsila do Amaral, e que está em cartaz no MASP, reunindo cerca de 120 trabalhos da artista, sendo mais de 50 pinturas.

O grupo teve a oportunidade única de participar de uma visita guiada por Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta e administradora do acervo de Tarsila do Amaral, e de conhecer mais sobre a arte, a vida e a intimidade dessa grande artista.

“Além de se encantarem com a visita, as participantes adquiriram réplicas do projeto Arte & Artistas da Na’amat Brasil, onde, ao doar valores específicos para os projetos sociais da Organização, a pessoa é presenteada com uma réplica de Tarsila do Amaral”, destacou a presidente da Na’amat Brasil, Clarice S. Jozsef.

A Na’amat também tem obras em outros formatos e de renomados artistas, como Benjamin Rothstein e Henrique Schucman. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o projeto Arte & Artistas pode entrar em contato com a Na’amat Brasil pelo fone (11) 3662.0470.


HOMENAGEM AO ESCRITOR AMÓS OZ ENCHE A CASA DO POVO

A sala principal da Casa do Povo ficou lotada para o evento em homenagem ao escritor israelense Amós Oz.

A jornada começou com uma mesa de debates sobre a obra literária de Oz, com participação da professora da Universidade de São Paulo Nancy Rozenchan e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Michel Gherman, que é também colaborador do IBI. Nancy explicou os desafios de fazer a tradução da obra de Oz e a complexidade da geração de escritores da qual Amós Oz faz parte, isto é, que nasceram em Israel antes da fundação do Estado e tiveram que rever sua relação com o país.

Já o professor Michel Gherman fez uma interpretação da obra do autor a partir da escolha de nomes dos personagens e de passagens literárias que evidenciam conflitos do próprio autor com relação à tradição e também traição de sua própria identidade.

A segunda mesa, com participação da professora da Universidade Estadual Paulista Heloisa Pait e do jornalista João Paulo Charleaux, deu ênfase à atuação política de Oz.

No intervalo entre as mesas, a atriz Mika Lins fez leituras de trechos da obra de Oz. O local recebeu ainda uma exposição com as ilustrações da artista visual Carla Caffé para o livro “Sumchi”.

Após a discussão das mesas, foi exibido o filme “De Amor e Trevas”, dirigido pela atriz Natalie Portman, e baseado na obra homônima e sobre as memórias do escritor e ativista israelense.


CONCERTO DE ESTEFAN IATCEKIW COMEMORA OS 71 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DE ISRAEL

334_first_5_6Em comemoração a Yom Haatzmaut, o Dia da Independência do Estado de Israel, a Comunidade Israelita do Paraná promoveu um concerto com o pianista prodígio Estefan Iatcekiw. Foi no Centro Israelita do Paraná.

Sobre Estefan Iatcekiw

Atualmente é aluno da grande mestra, pianista e concertista russa Olga Kiun. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade. Aos 9 anos fez seu primeiro recital solo e desde então conquistou primeiros prêmios em vários concursos nacionais, dentre eles o X e XI Concurso Profª. Edna Bassetti Habbith e prêmio de melhor intérprete de música brasileira do compositor Heitor Villa-Lobos, Concurso Nacional Souza Lima e prêmio de Hors Concours, Concurso Nacional Mackenzie, Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia e II Concurso de Piano Yamaha.

Vencedor, também, do Concurso Prelúdio 2017 da TV Cultura, aos 13 anos, sendo premiado com uma bolsa de estudos de 3 anos no Conservatório Franz Liszt em Budaperst, Hungria.

Premiado com 1º lugar no IV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists na Alemanha, além do prêmio de melhor interpretação da obra de Sergei Rachmaninoff. 2º lugar no Concurso Internacional Santa Cecília, em Porto-Portugal, o jovem pianista curitibano de apenas 14 anos, Estefan Iatcekiw, vem desenvolvendo uma trajetória de destaque, e foi apontado como a grande revelação do cenário pianístico do Brasil.

Atuou como solista em diversas orquestras nacionais, dentre elas a Orquestra de Cordas da 33ª Oficina de Música de Curitiba sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento, Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência do maestro Osvaldo Colarusso. Orquestra Sinfônica de Goiana sob a regência do maestro Vantoil Souza, Orquestra Prelúdio sob a regência do maestro Julio Medaglia, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo sob a regência do maestro Fábio Prado e a Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência do maestro Stefan Geiger.


CINEASTA CARLOS (CACÁ) DIEGUES TOMA POSSE NA CADEIRA 7 DA ABL

334_first_5_7“O Acadêmico Carlos Diegues é um homem de cultura e sensibilidade. Capturou parte essencial do imaginário brasileiro com seu espírito irônico e plural. Seu último filme, O grande circo místico, constitui um percurso de rara beleza: trata-se de uma espécie de resumo de toda a sua obra. E, também, a sua intimidade com a poesia. A Academia Brasileira de Letras rejubila-se com a entrada de Carlos Diegues e reafirma sua aliança com a alta qualidade do cinema brasileiro”, disse o Presidente da ABL, Marco Lucchesi.

O cineasta Carlos (Cacá) Diegues tomou posse na Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, na sucessão do Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos (falecido no dia 21 de abril do ano passado). O novo Acadêmico foi eleito no dia 30 de agosto do ano passado.

O NOVO ACADÊMICO

Cacá nasceu em Maceió, Alagoas, no dia 19 de maio de 1940, filho do antropólogo Manuel Diegues Jr. e de Zaira Fontes Diegues. Cinéfilo desde a adolescência, também era poeta e trabalhava como jornalista. Foi eleito para a Cadeira 7 da ABL, no dia 30 de agosto deste ano, na sucessão do Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos.

Em 1958, aos 18 anos de idade, teve seus poemas publicados no Jornal do Brasil pelo ensaísta e crítico Mario Faustino, que o apresentou como uma revelação na poesia brasileira. Por essa mesma época, participou ativamente do movimento cineclubista no Rio de Janeiro, quando se integrou à nova geração de cineastas que buscava registrar a verdadeira imagem do Brasil, num movimento que seria conhecido como Cinema Novo, sob a liderança de Nelson Pereira dos Santos.

Depois de realizar alguns curtas metragens, Cacá estreou profissionalmente em 1962, dirigindo um dos episódios do filme “Cinco vezes Favela”, produzido pelo Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE – um filme que se tornaria uma das obras inaugurais do Cinema Novo.

Ao longo de sua carreira de cineasta, realizou mais de 20 filmes de longa-metragem, entre os quais “Ganga Zumba” (1964), “Os herdeiros” (1969), “Joanna Francesa” (1973), “Xica da Silva” (1976), “Chuvas de verão” (1978), “Bye Bye Brasil” (1980), “Quilombo” (1984), “Um trem para as estrelas” (1987), “Tieta do Agreste” (1995), “Orfeu” (1999), “Deus é brasileiro” (2003), “O maior amor do mundo” (2005) e agora “O grande circo místico” (2018), inspirado na obra do poeta Jorge de Lima. Todos esses filmes foram lançados comercialmente em diferentes países do mundo, nas salas de cinema e na televisão, além de sua presença e de prêmios nos festivais internacionais mais importantes, como Cannes, Veneza, Berlim, San Sebastian, Toronto, Nova York, Mar del Plata e outros.

Casado com a produtora de cinema Renata Magalhães, Cacá tem um filho e três filhas.


QUATRO ALUNOS BRASILEIROS GANHAM BOLSA INTEGRAL PARA O INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS DE ISRAEL

O grupo de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil proporcionará a quatro alunos brasileiros bolsa integral para participar do curso de verão do Instituto Weizmann de Ciências, que acontecerá durante o mês de julho, no campus do Instituto, na cidade de Rehovot, em Israel.

Os brasileiros ganhadores das quatro bolsas integrais para a Escola de Verão do Weizmann 2019 são: Natalia Von Staa Mansur, 18 anos, de São Paulo e aluna do curso de Ciências Biológicas na USP, Constanza Maria Reis da Silva Mariano, 19 anos, do Rio de Janeiro, aluna do curso de Engenharia Mecatrônica da USP, Patrícia Honorato Moreira, 19 anos, de Goiânia e Leonardo Azzi Martins, 19 anos, do Rio Grande do Sul, ambos recém formados no Ensino Médio.

“Temos encaminhado alunos desde 1982 e muitos dos que passaram pelo Instituto tiveram suas vidas acadêmicas e profissionais positivamente influenciadas por esta experiência”, destacou o presidente dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, Mario Fleck.

O International Summer Science Institute acontecerá de 02 a 25 de julho de 2019, período em que o Instituto Weizmann abrirá seus mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física para os futuros cientistas.

Além de participarem diretamente de pesquisa científica de ponta, trabalhando em laboratórios e desenvolvendo projetos de investigação ao lado de profissionais, os alunos vão conhecer Israel e “dividir a bancada” com cerca de 80 jovens de vários países.

20
20