“SALA VIP” COM JONAS GRINSPUN – POR EVELYN ELMAN

334_first_3_1Segue uma entrevista de cunho comunitário, para jovens profissionais e intercâmbio nacional. Jonas Grinspun relata como, através de sua percepção sobre a falta de um grupo que congregasse jovens profissionais da comunidade judaica, nasceu a “Viagem da COMUNA”. As viagens acontecem ao longo do ano e a cada local escolhido, Jonas e Marcos Loeff (parceiro na realização deste projeto) buscam novas expectativas tanto no âmbito de desenvolvimento profissional, com palestrantes convidados e uma programação social bem diversificada, como também na criação de uma grande rede de contatos entre jovens judeus de todo o Brasil.

Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada. Mas, um bom empreendedor faz uma plantação de limoeiros.

Parabéns, Jonas! Já é sucesso…


334_first_3_2Evelyn – Jonas, qual a sua formação profissional?

Jonas – Sou médico, com especialização em ortopedia e traumatologia pela Faculdade de Medicina do ABC, além de ser membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Evelyn – Como surgiu a ideia dessas viagens comunitárias?

Jonas – Estava cursando o primeiro ano da faculdade de medicina, quando me deparei com a falta de uma instituição ou grupo que lidasse e congregasse os jovens médicos e estudantes. Começamos em 2011 realizando o primeiro congresso brasileiro médico judaico, na época com mais de 120 médicos judeus (maioria jovens). Depois, B”H, com um imenso sucesso, expandimos para as áreas de engenharia e arquitetura, resultando por fim no projeto atual que engloba todas as áreas.

Evelyn – Vc frequentou movimentos juvenis?

Jonas – Frequentei o Netzah Israel. Uma época boa e divertida, com amizades que perduram até hoje. Saudades!

Evelyn – Qual a faixa etária e o perfil dos que costumam ir a esta viagem?

Jonas – Nossa faixa etária é de 18 a 36 anos, e temos perfis variados. Além das dezenas de namoros e casamentos, formaram-se grupos de amigos entre jovens de todo o Brasil.

Evelyn – Como funciona a organização da programação?

Jonas – Rssss, Poderia não me fazer pergunta difícil? Tenho ajuda do meu grande amigo Marcos Loeff, da minha esposa e amigos, em especial, super agradeço a ajuda da querida Deborah Dzialoschinsky. O grosso da organização, como escolha do hotel, convite para palestrantes, propaganda, programação, patrocínios, telefonemas, e etc, faço de coração, com muita empolgação e 100% voluntário! Seguindo as orientações do meu mestre, amigo e professor, Dr. Auro Del Giglio, tento delegar as funções, mas ás vezes fico com um pé atrás no quesito de fazer nos mínimos detalhes, exatamente como gosto.

Evelyn – Existe um objetivo na continuidade desses encontros?

Jonas – Com certeza! Objetivo de congregar, incentivar o desenvolvimento profissional e criar uma ampla rede de contato entre os jovens judeus de todo Brasil.

334_first_3_3Jonas, Guita, Eli e Julia Grinspun

Evelyn – Sua família está envolvida, lhe ajuda de alguma forma?

Jonas – Esposa, pais, sogros e amigos… Minha esposa é minha principal apoiadora, cuidando das crianças e compreendendo minhas ausências em prol da organização dos eventos. Meus pais, meus sogros e meus irmãos, além de sempre prestigiarem os eventos, são patrocinadores! Muito orgulhos deles!

Evelyn – Como você escolhe os locais para essas viagens e elas acontecem com que frequência?

Jonas – Com o decorrer dos anos, fomos evoluindo no nível dos hotéis, e em geral fazemos as viagens duas a três vezes por ano. Sempre tentamos fazer no eixo Rio-SP.

Evelyn – Qual o controle alimentar que vocês seguem?

Jonas – Nossos eventos são kasher.

Evelyn – Já sairam casais formados nessas viagens?

Jonas – Com muito orgulho e emoção, posso falar de boca cheia: Mais de 40!

Evelyn – Você tem alguma história interessante para nos contar?

Jonas – Muitas, tanto boas, quanto ruins. Lidar com pessoas é extremamente difícil, mas sempre estou vivendo e aprendendo. Às vezes desanima, mas cada resultado adquirido, como networking, casamentos e babys, sopram na minha alma algo inexplicável para continuar nessa missão.

Evelyn – Como se sente com o crescimento e elogios que tem recebido?

Jonas – Não gosto de receber elogios, muito menos críticas, mas adoro receber sugestões para melhorar, colocadas de forma respeitosa e no momento certo.

Evelyn – Tem novos projetos ou objetivos a alcançar neste?

Jonas – Sonho um dia fechar um cruzeiro para jovens judeus de todo mundo!

Evelyn – Esta é sua maneira de ajudar o próximo como médico?

Jonas – Esse projeto não tem conexão com a medicina, faço 100% de coração e voluntário. Na medicina, sempre que posso também me esforço ao máximo para ajudar a quem necessitar, independente da cor, religião, sexo e condições financeiras. Somos somente um utensílio divino para receber as bênçãos materiais e espirituais nesse mundo. Infelizmente muitos dos nossos jovens demoram anos, talvez a vida inteira para compreender e assimilar isso. Cada um precisa encontrar um balanço na vida, jamais se esquecendo de olhar e trabalhar pelo próximo.

Evelyn – Se alguém quiser colaborar com um patrocínio, apoio, como deve proceder?

Jonas – B”H temos apoiadores, e quer saber o mais engraçado? Os dois organizadores são os maiores patrocinadores do projeto. Meu email pessoal está aberto para essas informações, além de qualquer dúvida ou sugestão: jonasgrinspun@gmail.com

Evelyn – Defina o Jonas Grinspum antes e depois desse projeto:

Jonas – Vivendo e aprendendo….Amadureci muito, errei muito, acertei às vezes, mas tento sempre buscar forças para continuar a sonhar.

Evelyn – O próximo destino será uma viagem para Embú das Artes, no Hotel Rancho Silvestre, de 13 a 16 de junho. Maiores informações com Jonas R. B. Grinspun no email acima.


Evelyn Elman (HG)

EE Jornalismo, Comunicação & Relações Públicas

Mestre de cerimônia, gravação de spots, institucionais e textos para teatro

Contato: evelyneventos@gmail.com – Cel/whats: 11 9 99917559

20
20