POR QUE O JUDAÍSMO PROÍBE TATUAGENS? – RABBI BARUCH S. DAVIDSON

334_história_4_1O corpo humano é uma obra divina, portanto, é impróprio mutilar a obra de D’us. É especialmente inadequado para os membros da nação escolhida de D’us profanarem seus corpos.


A fonte da proibição de fazer uma tatuagem é Vayicrá 19:28: “Você não deve gravar uma tatuagem em si mesmo”. Esta proibição se aplica a todas as tatuagens, exceção daquelas feitas para fins médicos a fim de orientar um cirurgião sobre o local de uma incisão.

Embora alguns comentaristas1 pareçam acreditar que este é um dos chukim da Torá – mandamentos cujas razões transcendem o conhecimento do intelecto humano – outros oferecem várias explicações para essa proibição:

O corpo humano é uma obra divina, portanto, é impróprio mutilar a obra de D’us. É especialmente inadequado para os membros da nação escolhida de D’us profanarem seus corpos. É preciso acreditar que D’us, o maior artesão de todos, formou-o da maneira mais adequada, e não se deve alterar essa forma. Mudar o corpo (a menos que seja por motivos de saúde) equivale a insultar a criação de D’us.
Nos tempos antigos, era costume os idólatras tatuarem a si mesmos como um sinal de compromisso com sua divindade – muito parecido com um animal que é marcado por seu dono. Em muitas ocasiões, a Torá proíbe práticas que imitem os costumes pagãos, considerando que seguir suas tradições é o primeiro passo para adotar suas crenças e práticas idólatras.
O brit milá, pacto da circuncisão, é o único sinal em nossos corpos, um mandamento divino que nos conecta a Ele e fortalece nosso relacionamento com D’us. Fazer outros sinais no corpo enfraqueceria e banalizaria esse sinal especial.

NOTAS

1.Veja Rashi no Talmud, Makot 21a.

2.Veja Siftei Cohen de Vayicrá 19:28 Rashi para Devarim 14:1 Responsa Tzitz Eliezer 11:41.

3. Maimonides, Mishnê Torá, Leis de Idolatria 12:11.

4. Sforno para Vayicrá 19:27.


Rabbi Baruch S. Davidson – Escritor, mora com sua família no Brooklyn, New York

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4355455/jewish/Por-Que-o-Judasmo-Probe-Tatuagens.htm

20
20