VIVER MAIS E MELHOR: A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DE SI – POR VANESSA ROSENBAUM E FABIANA GALVÃO

335_saúde_4_ 1Atitudes preventivas como alimentação saudável, prática de atividade física, uma postura positiva perante a vida, e momentos de lazer são fundamentais para a manutenção de uma vida autônoma e independente.


335_saúde_1_2Inevitavelmente, quando envelhecemos, sofremos alterações físicas e mentais, o que não nos predestina à ocorrência de doenças ou falta de vitalidade.

Checkups frequentes para diagnóstico precoce de qualquer problema de saúde otimizam quaisquer tratamentos que precisem ser adotados. Diversas doenças tornam-se crônicas , mas podem ser controladas. Aprender a conviver e aceitar as dificuldades que surgem ao longo da vida é um grande desafio!

Nossas células começam a enfrentar um desgaste relevante já à partir dos 35 anos, e tudo funciona mais lentamente com o avanço da idade.

Entre 35 e 50 anos a massa muscular diminui cerca de 10% e, após os 50 anos, sua redução é de aproximadamente 1% ao ano. A perda de tecido cerebral também ocorre, sendo que com 80 anos o indivíduo perdeu aproximadamente 20% de sua massa cerebral.

Atitudes preventivas como alimentação saudável, prática de atividade física, uma postura positiva perante a vida, e momentos de lazer são fundamentais para a manutenção de uma vida autônoma e independente. Somados a fatores genéticos, que contribuem com apenas 25% da forma como envelhecemos, os cuidados preventivos garantem chegar à maturidade com saúde. Assim, mesmo sabendo das perdas funcionais e de capacidades por que passamos com o avanço da idade, o cuidar de nós mesmos e de quem amamos é que garante a manutenção de nossa saúde. O que contém esse cuidar não é novidade, mas muitos de nós simplesmente não pratica esse verbo, que com os anos vai nos mostrando sua importância e peso.

Vamos viver mais. E melhor!


Vanessa Rosenbaum, especialista em gerontologia pelo Ensino Einstein, e Fabiana Galvão, mestre em Relações Internacionais, são sócias proprietárias da CareWell Idosos, empresa de cuidadores e acompanhantes em domicilio e profissionais da saúde para público 60 +.

20
20