BEBER CAFÉ FAZ BEM?

337_saúde_1_1Essa já é uma discussão antiga e que ainda gera dúvidas.

Mas a resposta, em geral, é sim. Alguns pesquisadores garantem que ele traz benefícios para a saúde, como estimular o foco e a atenção e até ajudar a combater a depressão. Mas outros afirmam que pode prejudicar a saúde, causando arritmia, problemas gastrointestinais e insônia.

Segundo pesquisadores, o café merece lugar de destaque no seleto rol dos alimentos funcionais. É que, além de oferecer nutrientes, ele contém substâncias capazes de reduzir o risco de doenças. Observaram, também, uma boa atuação no fígado e proteção contra o desenvolvimento de tumores.

Na verdade, essas pesquisas são para a população em geral: para saber se o café faz bem ou mal para você individualmente, é importante perceber como você se sente depois de tomar. A individualidade sempre prevalece diante das pesquisas gerais.

337_saúde_1_2

Benefícios do Café

  • Aumenta a disposição e o estado de alerta
  • Reduz o risco de cirrose hepática
  • Previne cálculo na vesícula
  • Aumenta o desempenho durante o exercício prolongado
  • Ajuda na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos
  • Melhora a memória e o desempenho no aprendizado
  • Acelera o metabolismo

Esses benefícios que o café traz a saúde são decorrentes dos antioxidantes contidos na bebida, que são eles: ácido clorogênico, ácido cafeico, o ácido ferúlico e o ácido p-cumárico.

Composição do Café

Além da cafeína, a fruta também possui potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, ácidos graxos livres, niacina e diversos outros minerais. Contém aminoácidos e lipídeos importantes para o bom funcionamento do organismo. É também rico em antioxidantes.

Cafeína

Em doses moderadas, a cafeína traz benefícios para o organismo, como diminuir a sensação de fadiga e sonolência, aumentar a capacidade de processamento mental e aumentar a irrigação coronária, além de exercer uma função de vasoconstrição do sistema vascular cerebral. Além disso, a cafeína também tem características analgésicas, agindo na inibição da ação de uma enzima chamada fosfodiesterase, envolvida no processo de dor. Por isso são vários os medicamentos que a colocam como ingrediente em suas formulações – especialmente os para dor de cabeça. A cafeína de uma xícara de café forte pode contribuir para o alívio da enxaqueca, quando ingerida nos primeiros momentos da dor de cabeça. Por ser uma substância vasoconstritora, pode ajudar a combater os efeitos dolorosos da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

Continue lendo: https://belezaesaude.com/beber-cafe-faz-bem/#utm_source=blog-updates&utm_medium=email&utm_campaign=beber-cafe-faz-bem

20
20