O QUE É TER SUCESSO NA VIDA? – RABINO KALMAN PACKOUZ

337_história_2_1O que é ter sucesso na vida? Muitos definem sucesso na vida com sucesso financeiro. No entanto, todos nós sabemos que há mais na vida do que apenas ter um monte de dinheiro. (A propósito, no livro Pirkei Avót (A Ética de Nossos Pais), há a seguinte pergunta: “Quem é a pessoa rica?” E responde: “Aquela que é feliz com seu quinhão”.) Você ficaria interessado se houvesse um livro que pudesse ajudá-lo a encontrar o sucesso na vida?

Há um livro fascinante, Lifelines — Techniques for Nurturing Personal Growth, escrito por Avi Shulman, que nos oferece um plano detalhado para termos sucesso na vida. As ideias a seguir foram extraídas do capítulo 6, “Definindo o sucesso”:

Primeiro, é preciso identificarmos o que o ‘sucesso’ significa para nós. Em seguida, identifiquemos as principais áreas de nossas vidas e, finalmente, criemos um plano para termos progresso nestas áreas.

O sucesso é definido como “progressivamente realizarmos um objetivo predeterminado pessoal que vale a pena”. A vida é uma jornada, não um destino.

Se a pessoa consegue apreciar cada momento que vive, este já é um bom começo em direção ao seu objetivo. As pessoas, em geral, identificam cinco áreas principais em suas vidas: 1) Bem estar físico 2) Família 3) Espiritual/Mental 4) Finanças Pessoais 5) Profissional.

Cada uma destas áreas deve ter um objetivo e um plano para alcançá-lo. Sem um objetivo, não se sabe para onde ir. Sem um plano não se sabe como chegar. (É incrível a quantidade de esforços que um ser humano coloca para evitar de pensar, estabelecer metas e planejar).

Podemos comparar a vida com uma roda e cada uma destas grandes áreas como um raio da roda. É preciso haver equilíbrio na roda. É verdade e já se tornou um provérbio que “ninguém desejaria em seu leito de morte que tivesse passado mais tempo no escritório”. Por outro lado, a pessoa pode perceber que sua maior alegria é a sua família mas ela não sabe como aproveitar o tempo com seus filhos. É preciso sabedoria para equilibrar o tempo e para desfrutar de cada grande área.

Eu conheço um fundraiser (um profissional cuja função é a de levantar fundos para organizações sem fins lucrativos) de uma grande organização judaica. As pessoas muitas vezes perguntam-lhe: “Você teve sucesso hoje?” Ele sempre responde: “Eu sou sempre bem sucedido … e às vezes também consigo levantar o dinheiro”. O sucesso é uma questão de atitude e de apreço por aquilo que temos e por nossos esforços. Todo dia que olhamos para a grama de cima para baixo, somos um sucesso! Em última análise, no entanto, se a pessoa será bem-sucedida não está em suas mãos. Há um ditado em idish que diz: “o homem planeja e D’us ri”. Nós fazemos os nossos esforços e o Todo-Poderoso dá presentes. Ao percebermos que nossas conquistas são presentes, isto infundirá em nós um sentimento de humildade e gratidão ao Todo-Poderoso. E nos dará perspectivas para a vida.

Existem três regras para o sucesso: 1) Iniciativa – temos que tentar 2) Perseverança – temos que continuar tentando 3) O Todo-Poderoso abençoe o nosso esforço com o beijo de sucesso.

Existe uma maneira de alcançar grandeza da vida: fazer toda noite um heshbon hanefesh, uma ‘prestação de contas’ do que queremos da vida e verificar se estamos alcançando nossos objetivos. (Se você não tem metas, com certeza não irá alcançá-las.) Pergunte a si mesmo estas quatro questões:

1) Pelo que eu estou vivendo?

2) O que eu fiz hoje para atingir meu objetivo?

3) O que eu fiz que me afastou de meu objetivo e que preciso corrigir?

4) Pelo que eu posso viver que seja mais importante/significativo do que o meu objetivo atual?

Façamos isso e seremos um grande sucesso!!


Pensamento: “O segredo para o sucesso é NUNCA inventar desculpas para desistir!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20