EVENTOS GRATUITOS NA UNIBES CULTURAL

NATUREZA À FLOR DA PELE – A EXPOSIÇÃO DE AGI STRAUS

337_fique_4_1Até 21 de julho, a Unibes Cultural recebe a exposição Agi Straus: Natureza à Flor da Pele.

Trata-se de cerca de 40 obras compostas em técnica mista sobre tela ou madeira, realizadas nos últimos 10 anos pela artista plástica Agi Straus. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A visitação acontece das 10h às 19h.

Com curadoria de Miriam Straus, a exposição é uma homenagem aos mais de sessenta anos de trabalho ininterrupto da artista, que completa 93 anos em julho.

Straus é pintora, desenhista e escultora austríaca. Em sua formação, estudou com nomes como Gaetano Miani, Antônio Gomide, Poty, Darel Valença Lins e Zamoyski.

A exposição dá continuidade ao tema da botânica, que permeia a maioria dos seus trabalhos. São paisagens imaginárias de plantas, flores, raízes, conchas que são coletadas na natureza e coladas em tela, criando assemblages de muita força.

Mais

Além das telas, farão parte da mostra cerâmicas de parede feitas de material italiano que não necessitam ir ao forno.

Ademais, na ocasião, será projetado o documentário “Canto dos Exilados”, em celebração aos 80 anos da chegada da artista ao Brasil. Em 1938, Straus veio para o país refugiada do nazismo que, então, tomava o território austríaco.


EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA CLÁSSICOS DA LITERATURA DE CORDEL

337_fique_4_2A Unibes Cultural recebe, até 21 de julho, a exposição Arraial da Cidade – Cordel 2×10. As visitações são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, e acontecem das 10h às 19h.

A mostra homenageia clássicos da literatura de cordel com obras de dez artistas, que reinterpretam imagens de clássicos do gênero literário: Claudio Tózzi, Flora Rebollo, Camile Sproesser, Gokula Stoffel, Rodrigo Bueno, Eveline Sin, Carla Caffé, Bruno Dunley, Antonio Sobral e Pedro Caetano.

A exposição divide-se em cinco grupos de contos de cordel:

  • os fantásticos, que tratam do mundo sobrenatural;
  • os sobre bichos, que se passam no tempo mítico em que animais falavam;
  • os de estilo crônica, que relatam acontecimentos, efemérides ou fazem crítica de costumes;
  • os que contam casos, histórias que carregam um tom entre a fofoca e a anedota, com ironia, humor e sarcasmo
  • e os Cordéis de amor, dedicados à temática amorosa em geral.

Arraial da Cidade – Cordel 2×10 conta com curadoria de Antonio Farinaci e Maria Fernanda Monteiro de Barros e integra os atrativos do 8ª edição do Arraial da Cidade, realizada no Jockey Club de São Paulo, em 1º e 2 de junho.

A exposição é realizada pela Agência Multicase em parceria com o Ministério da Cidadania e o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento tem apoio da Unibes Cultural e patrocínio do UOL.

UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

20
20