KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


Presente de D-us

Ensinam nossos sábios que a presença de D-us em nossas vidas é constante, porém nos falta sensibilidade para enxergá-lo e senti-lo.

Por isso, quando acordamos D-us coloca sobre nossa mesinha de cabeceira uma caixa de presentes, só para nós, e temos o dia todo para usá-la da melhor maneira possível. Às vezes são problemas, as vezes são alegrias e conquistas, mas Ele a traz todos os dias, embrulha e nos entrega.

Ele nem sempre manda o que esperamos, mas sempre manda o que estamos precisando naquele momento da vida.


Consciência

Preocupe-se mais com a sua consciência do que com a sua reputação. Sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você – o que os outros pensam de você é problema deles e não seu. Siga sua consciência e não se preocupe em seguir a maioria. Siga o certo, seja com a maioria ou com a minoria.

Nossos sábios nos ensinam a não termos vergonha de ser quem somos, de cumprir os mandamentos, de seguir o caminho correto, mesmo existindo aqueles que zombarão disso.

Aspire a sabedoria. Inveje os cultos. A sabedoria só é atingida com muito estudo e dedicação e pensando de forma independente dos outros.


Buscando a paz

Nossos sábios nos ensinam no Pirkei Avót (Ética dos pais 1:12): “Disse Hilel – Sejam como os alunos de Aharon – ame a paz e a persiga”.

Busque a paz entre as pessoas e casais. Evite o ódio gratuito. Odiar por odiar sem saber por que ou nem querer dar uma chance à razão, não faz sentido. Não tenha preconceitos. Harmonize. Seja você o primeiro a procurar o oponente para reatar as pazes. Converse com a pessoa com quem você brigou, mostre que se zangou com o que fez e procure uma saída. Não guarde rancor para outro dia. Seja o primeiro a cumprimentar a todos, e faça-o como um mensageiro da alegria.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

339_história_4_1


Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!

20
20