EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Jayme Blay, Priscila Pasqualin, Luiz Kignel, Eduardo El Kobbi, Hernan Felman, Dias Campos, Lilian Gonçalves, Mônica Vranjc Dias Campos, rabino Sany Sonnenreich, presidente Jair Messias Bolsonaro, Clarice S. Jozsef, Tarsilinha do Amaral, Jacopo Crivelli Visconti, Francesco Stocchi, Paulo Miyada, Ruth Estévez e Carla Zaccagnini, dentre outros.


CÂMARA BRASIL-ISRAEL E PLKC ADVOGADOS REALIZAM PALESTRA SOBRE ENDOWMENTS (FUNDOS PATRIMONIAIS)

339_first_5_1Jayme Blay, Priscila Pasqualin e Luiz Kignel

“Governança é a palavra chave para o sucesso do endowment. É preciso angariar um bom recurso para ter um fundo patrimonial robusto e que garanta uma boa parte da sua sustentabilidade, ou seja, não deixar de ambicionar no longo prazo, apesar das contas para pagar no curto prazo”.

Esse foi o conselho dado pela Dra. Priscila Pasqualin sócia responsável pela área de filantropia do PLKC Advogados e co-autora da Lei de Endowments no Brasil durante o Café com conteúdo”, realizado pela Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria e a PLKC Advogados no dia 25 de junho.

O evento, que teve como tema “Como o Endowment pode promover o legado de uma família ou comunidade”, aconteceu no Auditório da PLKC Advogados. Durante quase duas horas, a Dra. Priscila falou sobre o que são endowments, como captar recursos, quais os fatores de sucesso para se ter um fundo patrimonial bem sucedido, como deve ser o uso de recursos, quais os benefícios da Lei e de como garantir a preservação do patrimônio a longo prazo.

“Os endowments (fundos patrimoniais), são estruturas que abrigam recursos financeiros provenientes de doações de pessoas físicas e jurídicas, e podem ser considerados como instrumento de garantia da sustentabilidade financeira de longo prazo de instituições como museus, universidades, teatros e organizações da sociedade civil, entre outras”, explicou a advogada.

Citando alguns exemplos inspiradores, como as famílias Rockefeller, Vidigal e Zylberstein, a Dra. Priscila destacou alguns dos principais fatores de sucesso do endowment. Segundo ela, além da governança bem estabelecida, é preciso ter papéis bem definidos de quem é quem, manter foco na causa apoiada, ser transparente nas ações e na prestação de contas, investir com responsabilidade e profissionalismo, além de se estabelecer um modelo de comunicação eficiente.

Também foram destacados os benefícios da Lei 13.800, que após quase sete anos de tramitação, foi sancionada em 2019 e que vai impulsionar o endowment no Brasil. “A Lei trouxe segurança jurídica para a gestão profissional do patrimônio e a garantia de sua preservação a longo prazo. Ela também incentiva mais pessoas a se organizarem e a fazerem doações para endowments”.

“O voluntariado precisa da assessoria profissional para que as coisas caminhem bem. A Dra. Priscila é uma pessoa que fez a diferença na advocacia e trouxe para a PLKC o lado humano da prestação jurídica”, destacou o sócio da PLKC Advogados e presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel.

“O silencio e a atenção do público são a prova de que todos estavam altamente concentrados e tentando absorver a verdadeira aula que tivemos hoje sobre esse importante tema”, ressaltou o presidente da Câmara Brasil-Israel, Jayme Blay.


HERNAN FELMAN , VICE PRESIDENTE MUNDIAL DO KKL, ESTEVE NO BRASIL PARA TRATAR DA SUCESSÃO DO PRESIDENTE EDUARDO EL KOBBI

339_first_5_ 2Eduardo El Kobbi e Hernan Felman

Hernan Felman, vice- presidente Mundial do KKL, visitou a sede do KKLBrasil, nesta quinta-feira, 11 de julho, para se reunir com o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi, e tratar de sua sucessão , após anos de dedicação total.

“Felman nunca havia estado no escritório do KKL Brasil e sua reação ao entrar foi um largo sorriso. Ele tirou muitas fotos e ficou visivelmente emocionado com alguns de nossos registros”, declarou El Kobbi.

“Mais uma vez, o querido Hernan Felman demonstra a admiração que tem pelo KKL Brasil, vir ao país para uma viagem de dois dias , exclusivamente para tratar de minha sucessão, foi um sinal de grande respeito à minha pessoa, ao meu trabalho e a todos que colaboraram comigo nestes oito anos de intensas atividades. Gostaria de registrar publicamente minha gratidão pelo apoio incondicional que recebi deste grande sionista e amigo”, finalizou o presidente do KKL Brasil.


ESCRITOR DIAS CAMPOS É HOMENAGEADO

339_first_5_3Dias Campos, Lilian Gonçalves e Mônica Vranjc Dias Campos

O escritor Dias Campos foi um dos homenageados na 7ª edição do Sarau Cultural Musical, promovido pela TV TUDO WEB sob a coordenação da colunista Darci Martins, ocasião em que leu sua nova crônica, ‘Vamos repetir!’


O RABINO SANY SONNENREICH E O PRESIDENTE BOLSONARO

339_first_5_4Essa semana o rabino Sany Sonnenreich foi convidado para duas solenidades, uma em São Paulo e outra em Brasília, onde, nos dois momentos, teve a oportunidade de estar com o presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

No dia 3 julho o encontro aconteceu em São Paulo, no Comando Militar do Sudeste durante a solenidade de passagem do Comando Militar, do General do Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira para o General Marcos Antônio Amaro dos Santos.

Já no dia 4, o rabino e o presidente se encontraram novamente em Brasília para na solenidade de posse do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Governo, o General do Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira.


TARSILINHA DO AMARAL VISITA ISRAEL E SE SURPREENDE COM O TRABALHO DA NA’AMAT

339_first_5_5Clarice S. Jozsef e Tarsilinha do Amaral no National Park em Cesarea

“Foi uma grande honra estar em um lugar tão especial e tão forte”, declarou Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta da artista plástica Tarsila do Amaral, que realizou seu grande sonho e visitou Israel, acompanhada da presidente da Na’amat Pioneiras Brasil, Clarice S. Jozsef.

Além de percorrer os principais pontos turísticos de Jerusalém e Tel Aviv e alguns museus e galerias de arte israelenses, Tarsilinha conheceu de perto os projetos da Na’amat, maior organização feminina de Israel.

“Fiquei muito comovida em visitar o Centro Glickman de Prevenção à Violência Doméstica, que faz um trabalho lindo com mulheres vítimas de agressões físicas e psicológicas e também a Creche Petel Day Care Center, onde vi crianças muito bem cuidadas e felizes”, disse Tarsilinha.

“Já tinha escutado muito sobre os projetos da Na’amat Israel, mas poder conhecer tudo pessoalmente foi extremamente enriquecedor, ainda mais na companhia da Clarice, que foi a melhor “guia turística” que alguém poderia ter. Quero parabenizar a Na’amat do Brasil e de Israel pelo importante trabalho que realizam”, complementou ela.


34ª BIENAL DE SÃO PAULO ABRAÇA A CIDADE

PROJETO CURATORIAL PROMOVE EXPOSIÇÕES NO PAVILHÃO DA BIENAL A PARTIR DE MARÇO DE 2020, ALÉM DE MOSTRAS RESULTANTES DE COLABORAÇÕES COM ESPAÇOS CULTURAIS DE SÃO PAULO

339_first_5_6Jacopo Crivelli Visconti, Francesco Stocchi, Paulo Miyada, Ruth Estévez e Carla Zaccagnini

Apontado pela Fundação Bienal para assumir a curadoria da 34ª Bienal de São Paulo, Jacopo Crivelli Visconti foi selecionado com um projeto estruturado a partir do conceito de “relação”. Livremente inspirada pelas reflexões de pensadores como Édouard Glissant e pelas análises da visão de mundo ameríndia desenvolvidas por Eduardo Viveiros de Castro, a 34ª Bienal afirma ser preciso abandonar as visões fechadas e monolíticas para abrir-se à multiplicidade de relações possíveis e em constante evolução.

Ao propor uma rede de conexões culturais, a 34ª Bienal propõe reforçar o papel articulador que a Bienal de São Paulo historicamente desempenhou no panorama brasileiro, levando em conta o cenário atual e as especificidades e a diversidade das instituições locais, com as quais a Fundação Bienal busca se relacionar de maneira inédita.

20
20