O PODER DAS PALAVRAS – RAV EFRAIM BIRBOJM

340_história_4_1Enquanto algumas pessoas utilizam suas palavras para humilhar, ofender e destruir vidas, outros utilizam suas palavras para construir e trazer vida para o mundo


“O Rav Isser Zalman Meltzer zt”l (Bielorússia, 1870 – Israel,1953) era um famoso Rosh Yeshivá. Certa vez, no meio de uma de suas aulas de Talmud, um dos alunos fez uma pergunta. O Rav parou por alguns instantes, pensativo. Finalmente, disse que a pergunta era tão boa que ele não tinha resposta e precisaria mudar toda a forma de explicar o assunto. O rapaz que fez a pergunta ficou orgulhoso. Porém, no final da aula, um dos rabinos da Yeshivá, que também estava presente, se aproximou do Rav Isser Zalman e questionou:

– Rav, me desculpe, mas naquela pergunta há uma enorme falha de lógica! Não havia absolutamente nenhuma necessidade de mudar a sua explicação!

– Eu sei – respondeu o Rav Isser Zalman, com um sorriso – Eu também percebi o erro. Mas quando o rapaz perguntou, eu estranhei muito, pois conheço este rapaz há muitos anos e ele nunca havia perguntado nada durante a aula. Imaginei que algo o estava pressionando a perguntar hoje. Vi então pela janela que havia um homem de pé, do lado de fora, escutando atentamente a aula. Eu nunca tinha visto aquele homem. Então eu conectei as duas informações e entendi o que estava acontecendo. Aquele rapaz provavelmente está prestes a noivar e seu futuro sogro veio até a Yeshivá para ver se ele era um bom aluno. Ao vê-lo na janela, o rapaz se sentiu pressionado e, querendo mostrar que era um bom aluno, tomou coragem e fez a pergunta.

– Mas o que eu poderia fazer? – concluiu o Rav Isser Zalman – Se eu o tivesse corrigido, ele teria se sentido envergonhado, seu futuro sogro teria achado que ele não era um bom aluno e possivelmente o noivado não teria acontecido. Porém, seria uma pena, pois é um excelente rapaz, de caráter incrível. Por isso, eu preferi elogiar a pergunta e mudar a forma como eu estava explicando o Talmud”.

Enquanto algumas pessoas utilizam suas palavras para humilhar, ofender e destruir vidas, outros utilizam suas palavras para construir e trazer vida para o mundo.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20