KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


Discrição

É uma virtude praticar boas ações de forma oculta, especialmente a caridade, pois muitas vezes essas ações podem constranger aqueles que necessitam de ajuda, e nossos sábios nos ensinaram (Talmud Ketubot 67b): “É melhor jogar-se numa fornalha do que constranger outra pessoa”. Seja discreto em todos os seus atos de bondade. Não os exiba em público para ganhar notoriedade, como está escrito: “A sabedoria pertence ao modesto” (Provérbios 11:2).


Escolha bem seu vocabulário

Não use sua língua para dizer impropérios, nem ouça vulgaridades. Infelizmente, as pessoas costumam rir desse tipo de linguagem em vez se de abster dela. Como é possível proferir louvores a D-us com os mesmos lábios que proferem obscenidades?!


Falando com doçura

Fale suave e docemente e suas palavras serão ouvidas, você será querido por D-us e pelos homens e sua paz aumentará. Nossa geração, apesar de descuidada com as palavras, dará ouvidos a quem falar com doçura e amor! É assim que uma pessoa deve se portar para com sua família, seus amigos e colegas. Feliz da pessoa que decide agir e se relacionar dessa maneira.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

341_historia_4_1


Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!

20
20