O PODER DO SONO E ROSH HASHANÁ – RABINO ARIEH RAICHMAN

342_história_4_1Rosh Hashaná e todas as festas que se seguem podem vir em um flash e nós ainda podemos estar “dormindo”.


Houve uma vez um incêndio na casa de um dos meus vizinhos em Houston, Texas. Era tarde da noite, mas todos acordamos para ver a cena. As crianças pequenas dormiam na casa e, embora os adultos tivessem saído com sucesso, as crianças ainda dormiam lá dentro. Graças a D’us, o bombeiro veio e usou uma escada para acordar e salvar as crianças.

Conhecemos pessoas que não conseguem acordar com alarmes ou até incêndios. É porque estão extremamente cansadas ou com sono profundo. No reino espiritual, esta questão também existe. Uma das festas mais importantes, Rosh Hashaná, é daqui a alguns dias. Você está sentindo que o primeiro dia do ano está chegando?

Se você respondeu, sim, significa que você está espiritualmente sintonizado. Se você respondeu não, então você tem trabalho a fazer. Rosh Hashaná e todas as festas que se seguem podem vir em um flash e nós ainda podemos estar “dormindo”. Pode haver alguns “bombeiros” que vêm e tentam nos acordar, mas no final depende de nós. Pode ser um despertar único, ou um que durará o ano inteiro.

Inspirado

Então, se depois de ler as palavras acima, você se inspirou e quer fazer algo em preparação a Rosh Hashaná, aqui estão algumas sugestões.

1) Teshuva – Teshuva significa retornar. Durante o ano, podemos ter nos distanciado de certas pessoas e até de D’us. Agora é a hora de voltar àqueles bons relacionamentos que tivemos um com o outro. Isso é feito pedindo perdão e se arrependendo.

2) Tefila – Um mês antes de Rosh Hashaná começamos a dizer mais capítulos de Tehilim, tocamos o shofar e rezamos Selichot. O aumento nas orações é para nos deixar mais focados nas próximas festas. Se aproveitarmos esse período, então, quando o dia do julgamento chegar, não parecerá que o serviço de oração demora tanto.

3) Tsedaca – a lei judaica é cheia de restrições, e isso inclui as doações. Todos nós já ouvimos falar dos números de dízimo e 20 por cento. No entanto, se a tsedaka é para purificar a alma, então não há limites. Assim como um gastaria sem limite para curar uma doença, o mesmo se aplica a uma deficiência espiritual.

Que todos nós mereçamos nos preparar e nos inspirar para Rosh Hashana este ano! E que você seja escrito e selado para um bom e doce ano novo!

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20