EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o Professor Décio Zylbersztajn, Flora Sheila Grynszpan, Leonor Kasinsky, Clarice S.Joszef, Ricardo Berkiensztat, André Lajst, Fábio Rosenfeld, Alexandru Solomon, Cônsul Alon Lavi, Eduardo El Kobbi, Marcelo Schapo, Claudia Métne, Mario Fleck, Gilza Strachman, Giovanna Mizrahi Carcereri, Siderley Santos, Samuel Feldberg e Zeila Sliozbergas, dentre outros.


PROFESSOR DÉCIO ZYLBERSZTAJN LANÇA ROMANCE SOBRE A IMIGRAÇÃO JUDAICA

343_first_1_1O professor da FEA, Décio Zylbersztajn, lançou em São Paulo, na Unibes Cultural, o livro “O filho de Osum”.

Trata-se de um romance histórico que retrata a cultura afro-brasileira e a imigração judaica no bairro paulistano do Bom Retiro, na década de 1950. O protagonista, José, filho de um professor judeu e líder da resistência holandesa durante a ocupação alemã, conhece Preta Lina ao imigrar para o Brasil. Ela é empregada em um puteiro no bairro do Bom Retiro, filha de Oxum, e lhe oferece proteção por identificar nele traços desse mesmo Orixá. José, porém, se envolve com o crime e passa a explorador de prostitutas. Ele acaba por perder a proteção de Oxum e retorna à Holanda. O ‘espelho de Oxum’ é um elemento simbólico no romance, que reflete a vaidade e a ambição de José. De volta à Holanda, ele encara seu destino mirando-se em um espelho.


ANDRÉ LAJST, FÁBIO ROSENFELD E RICARDO BERKIENSZTAT DEBATEM “A OUTRA FACE DO ANTISSEMITISMO”

343_first_1_2Os participantes do debate com Flora Sheila Grynszpan, Leonor Kasinsky e Clarice S.Joszef

A Na’amat Pioneiras São Paulo e o Likud Brasil realizaram neste domingo, 22 de setembro, na Sede da Na’amat SP, a palestra “A outra face do antissemitismo”.

O debate teve mediação de Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo e contou com as participações de André Lajst, diretor executivo do Stand With Us Brasil, mestre em contra terrorismo, diplomacia e segurança nacional e doutorando em ciências políticas com foco no processo de paz e Fábio Rosenfeld, analista de controle do TCE do Paraná, vice-presidente do Likud Brasil e comentarista há 24 anos do programa de rádio Hora Israelita na Band.

O movimento BDS, de boicote a Israel, a questão dos dois Estados, o antissemitismo e antissionismo, bem como o papel da mídia, da Academia e das redes sociais, foram alguns dos temas que permearam a pauta do debate, que contou com a participação do público presente.

“Cada vez mais, a comunidade judaica precisa trazer para o debate o tema do antissemitismo que é o novo antisionismo. Hoje temos Israel como um país forte, ganhamos as guerras militares e agora precisamos conquistar corações e mentes. As pessoas que não querem que Israel exista, tendem a convencer as pessoas de que o país viola os direitos humanos, faz genocídio e limpeza étnica. Precisamos fazer com que as pessoas entendam que a mídia e a academia vem utilizando plataformas legítimas para desligitimar Israel e combater esse tipo de mal”, ressaltou André Lajst.

Para Ricardo Berkiensztat, “o mundo mudou e as pessoas precisam se capacitar e ficarem em estado de alerta. Hoje reunimos dois grandes conhecedores do tema e buscamos mostrar a questão do novo antissemitismo e a forma como ele se alastra pela sociedade. Parabenizo a Na’amat e o Likud Brasil por essa iniciativa”.

“A melhor maneira de combatermos o antissemitismo é estarmos munidos de informações. O maior vilão contra o antissemitismo é a conformidade. Não podemos aceitar nenhum ato e devemos utilizar os meios jurídicos para combate-los”, concluiu Fábio Rosenfeld.


ALEXANDRU SOLOMON RECEBE PRÊMIOS NA ITÁLIA

343_first_1_3O escritor Alexandru Solomon viajou para a Itália para receber o prêmio – primeiro lugar – no 19° Concorso Internazionale Poetico Musicale por uma poesia em Português. A premiação ocorreu na cidade de Martano, província de Lecce. E seu livro “A Mega”, lançado recentemente em São Paulo, conseguiu o terceiro lugar em concurso realizado na cidade de Giardini Naxos, na Sicilia.


VISITANTE ILUSTRE

343_first_1_4Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi visitou a sede do KKL Brasil, sendo recepcionado pela diretoria da entidade. Das mãos do presidente Eduardo El Kobbi e do diretor Marcelo Schapo o ilustre visitante recebeu um Certificado de Plantio de Árvores.


CLAUDIA MÉTNE FAZ ENSAIO FOTOGRÁFICO E DESFILA NO FECHAMENTO DA TEMPORADA S/S 2019 DO NEW YORK FASHION WEEK.

343_first_1_5A convite da designer brasileira Carolina Dela Pace, Claudia Métne foi para New York onde participou do editorial de moda para a coleção exclusiva criada pela estilista para este evento. Durante o ensaio fotográfico, realizado no Central Park, Claudia literalmente parou o trânsito, onde várias pessoas paravam para ver a celebridade . Já no domingo Claudia Metne desfilou para a marca (Carolina Dela Pace) no fechamento do NYFW onde, após o desfile, foi cercada por curiosos e fãs.

Crédito da foto: Denny Silva/ Joao Rudio


MARIO FLECK RECEBERÁ O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA DO INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS

343_first_1_6Mario Fleck, presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil será agraciado com o título de Doutor em Filosofia Honoris Causa, pelo Instituto Weizmann de Ciências, em cerimônia que acontecerá em novembro, durante o International Board Meeting do instituto israelense.

O título de Doutor de Filosofia Honoris Causa é a maior honraria concedida pelo Instituto Weizmann de Ciências para pessoas com ideais e valores compartilhados pela instituição, tais como excelência, dedicação para melhorar a condição da humanidade e profunda paixão impulsionada pela curiosidade.O diploma é concedido anualmente a líderes no mundo da ciência, academia, arte e filantropia.

Mario Fleck vai se juntar a uma lista que inclui personalidades como Shimon Peres, Menachem Begin, Jimmy Carter, Henry Kissinger, Elie Wiesel, referentes da arte como Zubin Metha, Arthur Rubinstein e Marc Chagall, do pensamento como Simone Weil, da ciência como Eric Kandel, François Jacob, Severo Ochoa e Rita Levi Montalcini e da filantropia como Morris Kahn. Outros brasileiros como Adolpho Bloch (1978), Dra. Regina Feigl (1982) e Samy Cohn (1994) também foram homenageados com o “Honoris Causa”.

“Me sinto bastante lisonjeado e emocionado em ter sido indicado para receber esse tipo de reconhecimento, que já foi dado a pessoas que fizeram importantes contribuições para projetos e iniciativas que beneficiam toda a humanidade. Como líder de algumas iniciativas, estou muito grato e com impulso para continuar fazendo ainda mais projetos de excelência no mundo da ciência”, destacou Mario Fleck.

Há mais de 12 anos à frente dos Amigos do Weizmann do Brasil, Mario Fleck ocupou várias posições de liderança na comunidade judaica do Brasil. Atualmente é presidente da CIP – Congregação Israelita Paulista, presidente do Conselho da FISESP – Federação Israelita do Estado de São Paulo, vice-presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, conselheiro do Hospital Albert Einstein, conselheiro da escola Alef, co-chair para América Latinado Instituto BILLA do AJC (American Jewish Committee). Anteriormente, foi presidente do Conselho da EAESP-FGV, presidente do Colégio Max Nordau no Rio de Janeiro e colaborador de diversas ONGs ligadas à educação, cultura e meio-ambiente.

Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ, no âmbito profissional atuou 28 anos na Accenture e há 15 anos é sócio da Rio Bravo Investimentos. Atuou também em diversos conselhos de empresas brasileiras de capital aberto ou privado.

Saiba mais em: https://www.facebook.com/amigosweizmann e http://amigosdoweizmann.org.br/stage/


PROJETO TIKUN OLAMDA B’NAI B’RITH PARANÁ CUMPRIU MAIS UMA ETAPA

343_first_1_7O grupo de voluntários do Tikun Olam após a mais recente atividade do projeto

Mais uma etapa do Projeto Tikun Olam com os voluntários da Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith do Paraná,aconteceu no dia 26 de setembro, no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba. A atividade deu sequência ao projeto que vem sendo desenvolvido há mais de quatro anos. Desta vez, as crianças em tratamento no hospital pintaram bonecos de gesso.

O projeto Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”) é uma iniciativa da BB do Paraná que visa incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças em tratamento no hospital.

Conforme observaram Gilza Strachman e Giovanna Mizrahi Carcereri, coordenadoras do grupo de voluntários o projeto é um sucesso e trata-se de uma homenagem à memória do médico pediatra Ismar Strachman, já falecido, irmão da B’nai B’rith do Paraná e quer atuava no hospital.


LEMONTECH APRESENTA NOVO LAYOUT DE SISTEMA DE GESTÃO

343_first_1_8Foto: Filip Calixto

A Lemontech, empresa de tecnologia do Grupo Arbaitman, que desenvolve soluções para gestão de viagens corporativas, apresentou o novo layout do sistema de gestão de despesas em versão modernizada, com destaque para a funcionalidade Expense, que simplifica a jornada de solicitações do viajante.

Outro diferencial do sistema Lemontech é o web service, uma solução que integra os sistemas das empresas com o da Lemontech. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis.

“A Lemontech possui um sistema moderno, que oferece economia e praticidade para os usuários. O aplicativo também tem todas as funcionalidades do sistema web, podendo ser acessado na palma da mão através de smartphones com sistema operacional Android ou IOS. Com novo design intuitivo e melhor fluxo de navegação, ficará ainda mais fácil usar o sistema na prestação de contas das viagens corporativas”, explica o vice-presidente e CEO do Grupo Arbaitman, Siderley Santos.

Os investimentos em infraestrutura são constantes na Lemontech, que soma hoje mais de 2,5 milhões de usuários de 1.427 empresas, atendidas por meio de 80 agências corporativas. A segurança da informação é um dos temas relevantes para a empresa, que utiliza o Padrão de Segurança de Dados da Industria de Cartões de Pagamentos (PCI DSS) e contribui para a privacidade e confidencialidade de dados dos clientes. Também possui integrações com soluções de VCN (Virtual Card Number), que garante operação segura e sustentável.

Leia mais em Panrotas .


ISRAEL NUM ORIENTE MÉDIO EM TRANSIÇÃO FOI TEMA DE EVENTO NA B´NAI B´RITH

343_first_1_9Numa realização da BB São Paulo, as inscrições estavam esgotadas cinco dias antes, demonstrando o grande interesse que as ações da nossa entidade, com riqueza de conteúdo, têm.

Os palestrantes, Samuel Feldberg e André Lajst, falaram sobre a atual realidade de #Israel, suas relações com seus vizinhos, os desdobramentos de cada ato e as consequências para a região e o mundo.

Samuel Feldberg disse que, diferentemente do passado, mesmo com os atuais ataques de grupos terroristas, Israel não corre mais risco de existência.

André Lajst falou sobre as mentiras espalhadas tanto por parte da mídia com parte da academia – ambos formadores de opinião-, como neutralizá-las e os desafios para tal.

20
20