QUALIDADE DA CONSTRUÇÃO FACILITA FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS – POR SÉRGIO SCHILIS*

343_especial_4_1Com o reaquecimento do setor, item tornou-se ainda mais importante e requer que construtora tenha certificação

É claro que tudo que fazemos requer qualidade. Isso é pressuposto básico de qualquer ação, de qualquer atividade, seja profissional ou pessoal. Porém, na construção civil em específico, a qualidade influencia a durabilidade a qual, consequentemente, influi também na valorização do patrimônio e, principalmente, na questão do financiamento.

Com o reaquecimento do setor, é importante que a população fique mais atenta a esta pauta já que a construtora, além de toda a idoneidade e correção, também deve ter um certificado específico, que explico abaixo, tanto para manutenção e valorização de seu patrimônio como para a obtenção de financiamento.

Uma instituição financeira precisa de garantia consistente para poder liberar o empréstimo para uma pessoa. Seja para aquisição de seu imóvel ou refinanciamento dele. É claro que o imóvel em si já é uma garantia. Mas ele não pode perder valor ao longo do tempo. Do contrário, o financiamento pode ser muito mais caro ou até não sair.

Como todos as construções, é claro que há uma certa deterioração ao longo do tempo. Contudo, com a qualidade da obra, aliada a uma boa manutenção, o imóvel tende a se preservar e se valorizar. De nada adianta uma boa manutenção se a qualidade inicial não for a ideal.

Por isso, existe uma certificação chamada PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat que as construtoras devem ter. Trata-se de um certificado emitido pelo governo federal com o intuito de organizar o setor de construção civil em torno de duas questões: melhoria da qualidade e modernização produtiva.

Tanto a Caixa Econômica como demais instituições financeiras que atuam no financiamento de imóveis exigem a certificação, a qual também garante o aumento da competitividade no setor da construção civil por meio da otimização do uso dos recursos, diminuição de desperdícios, retrabalhos e gastos com assistência técnica pós-obra.

Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas a este assunto, ainda pouco conhecido, para que consigam a tão almejada casa própria com um financiamento justo e cujas parcelas caibam no orçamento.

*Sérgio Schilis é engenheiro civil, diretor presidente da construtora Amarant Projetos e Construções.

20
20