O SEGREDO QUE VOCÊ NÃO DEVE ESQUECER – RABINO ARIEH RAICHMAN

343_historia_3_1Três senhoras estavam discutindo as dificuldades de envelhecer. Uma delas disse: “Às vezes eu me pego com um pote de maionese na mão, em pé na frente da geladeira, e não consigo lembrar se preciso guardá-lo ou começar a fazer um sanduíche”.

A segunda senhora concordou: “Sim, às vezes me vejo no pé da escada e não consigo me lembrar se estava subindo ou descendo.”

A terceira respondeu: “Bem, senhoras, estou feliz por não ter esses problemas. Bata na madeira”, enquanto ela batia os nós dos dedos na mesa, disse: “Deve ser alguém na porta, eu vou abrir!”

Esquecer é algo que muitos de nós não pode evitar. Esquecemos de tarefas, aniversários de pessoas e até mesmo a idade de nossos filhos. No entanto, salvo a velhice, parece que nunca esquecemos de comer ou dormir. Estes são essenciais para a nossa saúde e funcionamento como seres humanos. Da mesma forma, em teoria, deveria ser com a Torá que aprendemos.

Certa vez um chassid reclamou a seu Rebbe que esqueceu o que aprendera. O Rebe lhe disse: “A Torá é a comida da alma. Se seu corpo não pode viver sem comida, sua alma não pode viver sem Torá. O Talmud diz que a Torá foi dada em quarenta dias e a alma é formada em quarenta dias. Quem guarda a Torá, sua alma é guardada, e quem não guarda a Torá, sua alma não é mantida. Use este fato como orientação para não esquecer a Torá que você aprende”.

Agora que entendemos a importância de sempre lembrarmos da Torá, nossos Sábios nos deram dicas para ter sucesso na prática.

1) Não fique com raiva: É melhor ser paciente e deixar a emoção passar, então expresse sua raiva. Se você meditar que há um D’us que controla o mundo, você ficará mais calmo e, mais importante, não esquecerá sua Torá.

2) Não tenha ego grande: as pessoas que pensam muito sobre si mesmas são frequentemente ensinadas por outras pessoas como elas são realmente boas. Quando D’us ensina essa lição, Ele nos faz esquecer a Torá que aprendemos.

3) Verbalize o que você aprende: Seus olhos vêem o texto, sua mão toca o papel e sua boca pronuncia as palavras. Quando uma pessoa se envolve na aprendizagem, esta não será esquecida.

4) Aprenda com Modéstia: estude a Torá mesmo quando ninguém está olhando, pois dessa forma o estudo é puro e direcionado para D’us.

E mesmo que se siga todas estas instruções e ainda se esqueça do que aprendeu, deve-se sempre lembrar: é o esforço que D’us quer de nós, pois os resultados nem sempre estão em nossas mãos.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20