KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


A riqueza é um teste

A riqueza é um teste maior do que a pobreza. Uma pessoa rica deve ser extremamente cautelosa para não se tornar arrogante. Se você foi abençoado com riqueza, ajude a quem precisa e não busque ser honrado e nem sinta que lhe devem algo. Pois você é apenas o guardião do dinheiro dos necessitados, um mensageiro de D-us. Já diziam nossos sábios: “Um necessitado faz mais pelo rico do que o rico pelo necessitado”.


Agradecer a D-us

Nossos sábios ensinam que tudo vem de D-us. Devemos agradecer a Ele quando estivermos em uma situação boa e até mesmo na dificuldade, pois tudo depende única e exclusivamente d´Ele.

Os sábios ensinam na Mishná em Brachot: “devemos agradecer as coisas más da mesma forma que agradecemos as coisas boas”, pois está escrito (Devarim 6, 5) “e amarás o Eterno, teu D-us, de todo o coração, de toda a sua alma e de todo o seu poder” – devemos agradecê-lo por tudo o que Ele nos dá.

Não devemos dizer para D-us como nossos problemas são grandes. Vamos sim, dizer para os nossos problemas como D-us é grande e misericordioso, e buscarmos soluções para vivermos seguindo seu caminho.


A grandeza do esforço

Não se apoie somente nas suas preces para resolver seus problemas. Você também precisa agir. Não seja como o preguiçoso, que fica em casa rezando para que D-us o ajude, mas que não faz nada de prático para mudar sua situação. Esse tipo de prece não dá frutos. D-us abençoa a pessoa que trabalha com suas próprias mãos.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

343_história_4_1


Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!

20
20