CAFÉ DIMINUI SUAS CHANCES DE DESENVOLVER ALZHEIMER E PARKINSON

343_saude_2_1Os estudos mais recentes têm discutido se o café ou o chá é o melhor para a saúde – ainda que se saiba também que a dose de cafeína e a idade de quem toma definem entre remédio e veneno.
[Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay]


Café contra Alzheimer e Parkinson

Tomar café pela manhã pode lhe dar mais do que uma injeção de ânimo e energia e melhorar sua atenção – pode também protegê-lo contra o desenvolvimento das formas mais graves de demência, como Alzheimer e Parkinson.

“O consumo de café parece ter alguma correlação com um menor risco de desenvolver a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Mas queríamos investigar por que isso acontece – quais compostos estão envolvidos e como eles podem afetar o declínio cognitivo relacionado à idade,” explica o Dr. Donald Weaver, que fez a pesquisa com seus colegas Ross Mancini e Yanfei Wang, do Instituto do Cérebro Krembil (Canadá).

A equipe escolheu investigar três tipos diferentes de café – de torrefação leve, torrefação forte e torrefação forte descafeinado.

“O torrado escuro com cafeína e sem cafeína apresentaram potências idênticas em nossos testes experimentais iniciais. Por isso, observamos desde o início que seu efeito protetor não poderia ser devido à cafeína,” disse o Dr. Mancini, confirmando pesquisas anteriores que concluíram que café descafeinado também aumenta a expectativa de vida e que não é a cafeína a responsável pelo bem que o café faz para o fígado.

Fenilindanos

Indo mais a fundo, a equipe identificou um grupo de compostos conhecidos como fenilindanos, que emergem como resultado do processo de torrefação dos grãos de café.

Os fenilindanos são o único composto investigado no estudo que previne – ou melhor, inibe – a agregação tanto da beta amiloide quanto da tau, dois fragmentos de proteínas comuns na doença de Alzheimer e de Parkinson. “Então os fenilindanos são um inibidor duplo. Muito interessante, não esperávamos por isso,” disse o Dr. Weaver.

Como a torrefação gera maiores quantidades de fenilindanos, o café torrado escuro parece ser mais protetor do que o café levemente torrado.

E o fato de ser um composto natural, e não sintético, também é uma grande vantagem.

Continue lendo: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=cafe-diminui-suas-chances-desenvolver-alzheimer-parkinson&id=13176

20
20