O SEGREDO DA TSEDAKÁ – RABINO KALMAN PACKOUZ

344_história_2_1A palavra hebraica Tsedaká é frequentemente traduzida como ‘caridade’, mas a tradução mais correta seria ‘justiça ou retidão’. Ela difere da caridade, pois esta é definida como ‘um ato de generosidade ou de auxílio a um pobre’. A Tsedaká não é meramente um ato de caridade: toda vez que alguém proporciona satisfação a outros — mesmo aos ricos — com dinheiro, comida ou palavras confortantes, ele cumpre esta Mitsvá!

Gostaria de tratar um pouco sobre esta mitsvá tão importante. O trecho a seguir tirei dos livros Ahavat Chessed (do Chafets Chaim), Maasser Kessafim e Love Your Neighbor (do Rabino Zelig Pliskin).

Existem muitas mitsvót englobadas dentro da mitsvá de Tsedaká, que por sua vez está englobada dentro do mandamento mais amplo de imitarmos as características do Todo-Poderoso. Da mesma forma que D’us cuida de nós, devemos nos esforçar para ajudar o restante da humanidade.

O Rambam, Maimônides (Espanha e Egito, 1135-1204), um dos grandes codificadores da Lei Judaica, estabeleceu uma hierarquia de 8 pontos para esta mitsvá (em ordem decrescente de importância):

1) Dar um presente, emprestar dinheiro, aceitar como sócio ou arrumar trabalho para alguém, antes que esta pessoa precise pedir por caridade;

2) Fazer caridade com um pobre, onde ambos o doador e o destinatário não sabem a identidade um do outro;

3) O doador sabe quem é o destinatário, mas este não sabe quem é o doador;

4) O destinatário sabe quem é o doador, mas este não sabe para quem está doando;

5) O doador faz o donativo antes mesmo de lhe ser pedido;

6) O doador dá algo a um pobre depois de lhe ser pedido;

7) O doador dá menos do que deveria, mas o faz de uma maneira agradável e reconfortante;

8) O doador faz a doação com avareza (ele sente incômodo neste ato, mas não o demonstra). Consta no Shulchán Aruch (O Código de Leis Judaico) (Yorê Deá 249:3) que se a pessoa visivelmente demonstra desprezo, ela perde o mérito desta mitsvá.

Qual a origem da mitsvá de Tsedaká? A Torá declara: “Se houver um carente entre seus irmãos, numa de suas cidades, na terra que D’us deu a vocês, não endureçam seus corações nem fechem a mão a seu irmão carente. Vocês definitivamente devem abrir suas mãos e lhe emprestar o suficiente para o que lhe faltar (Devarim 15:7,8)”.

Quanto devemos dar de Tsedaká? A Torá nos ordena a dar um décimo de nossa renda líquida. É meritório dar 20% (Shulchán Aruch, Yorê Deá 249:1). Existem muitos exemplos na Torá em que nossos antepassados deram seu maasser (dízimo), como com Avraham (Bereshit 14:20) e Yaacov (Bereshit 29:22), bem como a mitsvá de darmos 10% de nossas entradas aos Leviim (membros da tribo de Levi) (Bamidbar 18: 21,24) e outros 10% aos pobres da localidade (Devarim 26:12).

Quanto devemos dar a cada individuo carente? O Gaón de Vilna (Lituânia, 1720-1797) explicou que o critério para darmos Tsedaká está indicado no versículo descrito no segundo parágrafo acima. Quando uma pessoa fecha sua mão, seus dedos parecem ficar todos com a mesma altura. Quando ela os abre, entretanto, percebe que cada dedo tem uma altura diferente. O mesmo se dá com a Tsedaká: cada indivíduo carente tem necessidades diferentes e nossa obrigação com cada um varia conforme sua necessidade. O versículo 7 diz: “Não feche sua mão”, ou seja, não dê a mesma quantia a todos os que lhe pedirem. O versículo 8 continua: “Vocês definitivamente devem abrir suas mãos”, significando: ‘Perceba que cada pessoa é diferente da outra e contribua conforme o caso’.

Como separamos o maasser (dízimo)? Muitas vezes é difícil para as pessoas se separarem de seu dinheiro. No primeiro parágrafo da oração ‘Shemá Israel’ está escrito: “Você deve amar seu D’us com todo seu coração, toda sua alma e todas as suas posses”. Os Sábios do Talmud perguntam: “Por que está escrito ‘Todas as suas posses’? A resposta: para algumas pessoas é mais difícil separar-se de seu dinheiro que se separar da própria vida”.

Um método fácil para aqueles que recebem seu salário já deduzido de impostos é tirar 10% do valor e depositá-lo para alguma instituição realmente merecedora (Aconselhe-se bem antes de entregar o dinheiro. Lembre-se: Tsedaká é um ‘negócio’ espiritual. Da mesma forma que você não investiria seu dinheiro numa empresa ‘’picareta’, não dê Tsedaká antes de assegurar-se onde irão aplicar seu dinheiro). Isto torna sua contabilidade honesta e transparente, tornando mais fácil cumprir esta mitsvá. Aqueles que têm empresas (onde sua conta corrente e a da empresa se confundem) ou vivem de outros investimentos, devem fazer um balanço semestral e separar o dízimo do quanto lucrou.

A Tsedaká deve ser dada com prazer e com um semblante agradável. Se um pobre lhe pedir dinheiro e você não estiver apto a ajudá-lo agora, não levante a voz ou aja desagradavelmente. Solidarize-se com ele e, calmamente, expresse que gostaria de ajudá-lo, mas que neste instante não tem condições de fazê-lo. É louvável dar algo a uma pessoa pobre que pede um donativo, mesmo que seja uma pequena quantia.

A recompensa por praticar a Tsedaká é enorme! Em Yom Kipur recitamos que “Três coisas revogam um Mau Decreto dos Céus — Teshuvá (retornar ao caminho da Torá), Tefilá (orações) e Tsedaká (atos de justiça, de correção)”. Acima de tudo, não dê com cara amarrada ou se arrependa de atos de Tsedaká (ou de qualquer outra Mitsvá) que tenha feito — você perderá o mérito deste louvável ato! Para maiores detalhes, recomendo, enfaticamente, o livro Love Your Neighbor, do Rabino Zelig Pliskin, páginas 389 a 405).

Talvez o livro mais abrangente e acessível sobre este tema seja “The Tzedakah Treasury — An Anthology of Torah Teachings on the Mitzvah of Charity, To Instruct and Inspire, de autoria do Rabino Avrohom Chaim Feuer, disponível em www.artscroll.com/Books/tzth.html.

Pensamento: Você faz seu sustento com o que ganha. Você faz sua vida com aquilo que dá !


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20