HUMOR, GRATIDÃO, CÂNCER – RABINO KALMAN PACKOUZ

345_História_1_1Além do senso de humor para passar por uma experiência hospitalar – e pela vida -, há mais um requisito. Sempre expresse agradecimento e apreço. Todos somos seres humanos fazendo o nosso melhor (algumas pessoas são apenas mais limitadas que outras).


Recentemente, passei cinco dias no hospital. Não acho que seja uma experiência agradável – exceto talvez para ter um bebê (e, novamente, não é tão agradável para a mãe).

Uma coisa necessária para passar pela experiência no hospital – e pela vida – é ter um bom senso de humor – que significa enxergar humor onde quer que possa ser encontrado.

Por exemplo, eu achei o serviço de cozinha absolutamente cômico. Eles me perguntavam o que eu gostaria de comer. Perguntei: “O que há no menu Casher?” “Bolo de carne e purê de batatas, bife Salisbury com purê de batatas ou peru assado com legumes”. Pedi o bolo – “Desculpe, não temos hoje”. OK, respondi, o bife Salisbury, por favor – “Desculpe, não temos hoje”. Não tem problema, vou ficar com o peru assado. Depois de uma hora eles entregam o jantar com galinha.

Eis o meu favorito. Recebo uma ligação do serviço de cozinha sobre o meu pedido. “O senhor pediu sopa de galinha com uma bola de matsá”. “Não”, respondi, “pedi sopa de legumes”. A pessoa foi inflexível! “Não. O senhor pediu sopa de galinha com uma bola de matsá”. Ao que eu disse: “Realmente pedi sopa de legumes”. Pela terceira vez e com uma insistência muito firme e forte: “NÃO! Você pediu canja de galinha com uma bola de matsá”.

A esta altura, me perguntei: “O que você está fazendo discutindo sobre uma tigela de sopa?” Então, disse: “Sim, vou receber a sopa de galinha com a bola de matsá?” A senhora respondeu: “Não temos sopa de galinha hoje. Gostaria da sopa de legumes?”

Além do senso de humor para passar por uma experiência hospitalar – e pela vida -, há mais um requisito. Sempre expresse agradecimento e apreço. Todos somos seres humanos fazendo o nosso melhor (algumas pessoas são apenas mais limitadas que outras). Incentive os outros e encontre coisas para elogiá-los por fazerem bem. As pessoas respondem à gratidão.

A raiva não motiva ninguém a fazer melhor. Cria ressentimento e provavelmente um nível mais baixo de serviço. Além disso, no final, é você quem sofre ao ficar com raiva! Apenas tentemos encontrar humor no que está acontecendo … e eu sei que isso pode ser difícil.

Tenho câncer de próstata estágio 4. Tenho muito pouca energia ou desejo. A única coisa que desejo é garantir que meu Meor Hashabat saia todas as semanas. Só digo isso porque tenho algumas ideias para compartilhar com você, querido(a) leitor(a), sobre como lidar com pessoas que enfrentam sérios dilemas médicos (ou outros desafios na vida).

Estou totalmente bem com a minha situação de saúde. Acredito em D’us e que Ele tem um plano individual para mim que é para o meu bem – aproximar-me Dele, crescer, cumprir meu propósito na vida. O que esse plano implica? Aguardo enquanto ele se desenrola. Qualquer que seja a direção, sou apenas grato.

Quando alguém descobre sobre meu câncer, responde: “Sinto muito. Há algo que eu possa fazer?”. A compaixão sincera é profundamente estimada. No entanto, mantenha-a breve. Ficar obcecado com o assunto e perguntar sobre o histórico médico completo é realmente opressivo (embora bem-intencionado), deprimente e esgota as energias. Você pode perguntar: “Há algo que você acha que eu deveria saber ou que você gostaria de me dizer?” É uma grande bondade não forçar a pessoa doente a responder perguntas que ela prefere não responder.

Um homem imediatamente começou a me perguntar sobre seus sintomas – “Você tem isso?” “Você tem aquilo?” Realmente inadequado. Eu o interrompi e disse: “Por favor, você não pode se diagnosticar pela minha situação. Vá procurar um médico”. Mais uma coisa. Quase todas as pessoas que encontro dizem: “Você está com boa aparência!” Sua intenção é animar e encorajar. Acho que nós, pacientes com câncer, a interpretamos como “Uau! Você deveria estar pálido e à beira da morte”. Realmente não muito agradável. Além disso, ouvi uma vez que existem três estágios na vida: juventude, meia-idade e você parece bem”.

Mensagens são apreciadas. Pequenos atos de bondade. Um rabino da Talmudic University de Miami me mandou uma mensagem dizendo que estão fazendo uma sessão especial de estudos em meu mérito. Realmente comovente!

E se você quer saber o que realmente pode fazer – ore pela pessoa. Um pedido simples e sincero: “Todo-Poderoso, Mestre do Universo, que me deu todas as coisas boas, por favor, conceda uma cura completa e rápida a Kalman Moshe ben Devora” (meu nome). Suas orações são preciosas e fazem toda a diferença. Obrigado!


Pensamento: Para fortalecer os músculos do coração, o melhor exercício é elevarmos o ânimo de outra pessoa!


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20