VOCÊ JÁ SE VIU NA ESQUINA COM UM MENDIGO? – RABINO ARIEH RAICHMAN

345_História_3_1A porção da Torá desta edição nos ensina a oferecer assistência a outras pessoas. Não se refere financeiramente, mas a dar algumas boas palavras.


A alguns quarteirões do Beit Chabad, há um homem de muletas pedindo ajuda. Eu o vejo quase todos os dias e ajudo quando posso. Um dia eu estava andando e o encontrei na esquina da rua. Notei sua perna direita deformada e perguntei o que havia acontecido. Ele me disse que há 16 anos um carro o atropelou. Os médicos haviam dito para amputar a perna e colocar uma prótese. No entanto, sua mãe não concordava em fazê-lo, pois imagine ter que tomar essa decisão. O resultado final foi que ele ficou com uma perna deformada, 18 centímetros menor que a outra.

Perguntei-lhe se consideraria colocar a prótese hoje, para poder andar sem muletas. “Eu teria que pensar”, disse ele.

A porção da Torá desta edição nos ensina a oferecer assistência a outras pessoas. Não se refere financeiramente, mas a dar algumas boas palavras.

1656 anos após a criação do mundo, a Terra e seu povo estavam corrompidos. Eles alcançaram os níveis mais baixos de moral, ética e justiça que a humanidade já esteve, todas as pessoas, exceto Noé e sua família. Embora ele fosse mais santo do que os outros, ele também cometeu um crime. O crime da apatia. Em vez de avisar os outros que um grande dilúvio viria ou incentivar as pessoas a se arrependerem, ele apenas permaneceu em silêncio. D’us viu isso e o puniu também.

O povo foi destruído juntamente com a terra e seus fundamentos pelo dilúvio. A chuva durou 40 dias e noites, paralelamente à medida de 40 seah necessária para que uma Mikve (piscina de purificação) seja kasher. Assim, o dilúvio “purificou” o mundo de qualquer resíduo de corrupção. Noach foi punido da mesma maneira que se comportou. Como ele ignorou os outros e não se envolveu com as pessoas, ele foi punido com solidão. Durante um ano inteiro, ele ficou trancado em uma espécie de barco.

É por isso que o versículo diz: “E D’us fechou a porta para ele”. D’us agia como uma ala da prisão que trava o prisioneiro pelo lado de fora. O período de exílio no “barco” foi para Noach refletir sobre como somente ele e sua família foram salvos. Por que ele não pensou em falar com o vizinho ou com o mendigo na esquina da rua?​​​​​​

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20