KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


Roupas de Shabat

  • Pergunta: é verdade que no Shabat é proibido usar roupas dos dias comuns?

Resposta: os nossos Sábios nos ensinaram que parte da honra especial que precisamos demonstrar pelo Shabat deve se manifestar também por meio das nossas vestimentas, ou seja, que as roupas usadas no Shabat não sejam as mesmas ou iguais às que usamos nos demais dias da semana. O Arizal escreveu que é bom não usar nenhuma das peças de roupa dos dias comuns no Shabat, isto é, as principais – camisas, calças, paletós, vestidos, saias, etc. – devem ser especiais para Shabat (roupas de festa) e as peças íntimas devem ser novas ou limpas. Há quem use também sapatos especiais para honrar o Shabat. E mesmo quem passa o Shabat sozinho deve proceder assim, mesmo que ninguém o veja com as roupas de Shabat, já que a honra é para o Shabat e não para as pessoas.


Casa pronta para o Shabat

  • A obrigação de participar das preparações para o Shabat Kodesh (sagrado) pode ser manifestada de diversas maneiras, mesmo por meio de pequenas atuações: comprar comida, limpar a casa, preparar a mesa, ou qualquer outra ação que demonstre na prática o principal: a intenção e a vontade de participar das preparações para o Shabat.

Além dessas participações, deve-se fazer uma verificação geral se a casa está pronta para o Shabat. Por exemplo: se as luzes necessárias estão acesas e as não necessárias apagadas; se os alimentos cozidos estão sobre a chapa aquecida (“plata”); se as luzes de abertura da porta da geladeira estão apagadas (já que, do contrário, será proibido abri-la e/ou fechá-la); se há papel higiênico cortado, e demais precauções necessárias.


Preparações para o Shabat

  • Pergunta: “um amigo me disse que apesar de termos uma empregada em casa que faz todos os preparativos para o Shabat, eu preciso também limpar um pouco a casa em honra do Shabat. Essa informação procede, de acordo com a Halachá?”.

Resposta: está escrito no Sêfer Shemot (Livro Êxodo): “E será na sexta-feira, e prepararão o que trouxerem (…)” (16:5). Deste versículo, os nossos Sábios aprenderam – e assim fixou-se no Shulchan Aruch – que mesmo um homem muito rico que tem muitos empregados precisa participar das preparações para o Shabat Kodesh (sagrado), mesmo que durante a semana não participe de forma alguma desse tipo de atividade em sua casa. Esse tipo de pessoa deve lembrar que esta é a sua maior honra – preparar algo para o Shabat. O Talmud conta sobre vários líderes das gerações antigas, da época dos Amoraim (Sábios da época do Talmud), que participavam e preparavam eles mesmos alguma coisa em honra do Shabat.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

345_História_4_1

Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!

20
20