“ARTEANDO NA TUCCA”

Na TUCCA, crianças e adolescentes com câncer têm aulas de arte.

Somente no primeiro semestre de 2019, mais de 300 pacientes já participaram das oficinas de arte

em companhia de seus pais.

346_fique_3_ 1Iniciado em 2015, o “Arteando na TUCCA” é uma das atividades multidisciplinares que a TUCCA oferece com o intuito de proporcionar diversão, estimular a criatividade e inserir o paciente no universo artístico, além de resgatar a autoestima e incentivar as habilidades dos pequenos e jovens em companhia de seus pais. Nas oficinas, aprendem aspectos técnicos, práticos e culturais das artes visuais, conhecem a vida e história de alguns artistas e participam de várias oficinas de pintura, desenho, gravura e aquarela.

346_fique_3_2

Somente no primeiro semestre de 2019, mais de 300 crianças e adolescentes já participaram do Arteando na TUCCA, que oferece meios de expressão adequados ao paciente, dando condições de se manifestar artisticamente. São 6 horas semanais, 1152 horas de atividades, somando 4.608 horas de dedicação anuais.

Desde o início do projeto, o artista plástico e educador Eduardo Cômodo Valarelli trabalha para tirar os pacientes da posição horizontalizada, levando-os a se distraírem com as atividades que não apenas ensinam, mas tiram o foco da doença.

O projeto, Arteando na TUCCA, é liderado pelo artista plástico Eduardo Valarelli e coordenado por pela psicanalista Dra. Claudia Epelman, vice-presidente da TUCCA e coordenadora da equipe multidisciplinar do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina.

“Acreditamos que a arte é um importante meio para a criança e o jovem se desenvolverem. Continuaremos estimulando nossos pacientes a participarem de iniciativas como essas, sempre visando oferecer um cuidado integral, priorizando a qualidade de vida do paciente e de seus familiares.”, conclui a Dra. Claudia Epelman.

346_fique_3_3A TUCCA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer o tratamento mais adequado e atingir os melhores resultados.

Além do tratamento, atua também em pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais, e conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até que fiquem completamente bem. Com a proposta de cuidar do paciente da forma mais ampla possível, não apenas do ponto de vista médico, mas também social e emocional, uma equipe multidisciplinar acompanha pacientes e familiares durante o tratamento do câncer e até seu retorno às atividades diárias.

20
20