TRAZENDO ESPIRITUALIDADE PARA O MUNDO MATERIAL – RAV EFRAIM BIRBOJM

346_história_2_1Os sinais de D’us estão ao nosso redor, em cada detalhe do mundo material. Às vezes, apenas os ignoramos por causa de sua simplicidade. Mantenha os olhos abertos aos sinais de D’us.


“Nos Estados Unidos, quando as pessoas veem no chão moedas de “um cent”, elas costumam ignorá-las, afinal, valem apenas um centavo de dólar. Porém, havia uma pessoa que nunca deixava passar moedas jogadas no chão. Não era por nenhuma promessa supersticiosa nem por falta de dinheiro, pois tratava-se de um homem muito rico, mas que parava para pegar cada centavo. E a razão é uma grande lição para nós.

Charles era o diretor de uma grande empresa. Certa vez, ele e sua esposa foram convidados a passar o fim de semana na casa de campo do Sr. Richard, o dono da empresa. Eles estavam um pouco nervosos, pois não sabiam como seria aquela convivência prolongada.

O Sr. Richard era um homem muito rico e tinha uma bela casa de campo. Porém, era uma pessoa muito agradável e um excelente anfitrião. Na primeira noite, levou seus convidados para jantar em um dos melhores restaurantes da região. Na segunda noite, quando eles estavam prestes a entrar em outro restaurante chique, algo estranho aconteceu. O Sr. Richard, que estava caminhando com a esposa um pouco à frente, parou de repente e ficou olhando para a calçada por um longo e silencioso momento. Charles e a esposa estranharam, pois parecia que não havia nada no chão, exceto uma moeda de um cent, já velha e escurecida, que alguém havia deixado cair, junto com algumas bitucas de cigarro. Ainda em silêncio, o Sr. Richard abaixou-se e pegou a moeda. Ele a ergueu, sorriu e depois colocou-a no bolso como se tivesse encontrado um tesouro.

Durante o jantar, aquela cena ficou na cabeça de Charles e o incomodou. Que atitude estranha! Qual era a necessidade de um milionário pegar uma moeda velha e suja do chão? Queria perguntar, mas tinha medo de ofender o chefe. Teve então uma ideia genial. Charles mencionou casualmente que sua filha tinha uma coleção de moedas e perguntou se a moeda que o Sr. Richard havia encontrado tinha algum valor. Um enorme sorriso apareceu no rosto do Sr. Richard quando ele enfiou a mão no bolso, pegou a moeda de um cent e explicou:

– Olhe atentamente para esta moeda e você entenderá o quanto ela é valiosa. A maioria das pessoas, quando olha para uma moeda, somente consegue enxergar o valor que está escrito nela. Porém, veja o que está escrito aqui embaixo, em letras bem pequenas: “In G-d we trust” (Em D’us nós confiamos). Isto significa que, se confiarmos em D’us, até mesmo uma pequena moeda adquire santidade. Esta inscrição está em todas as moedas e notas dos Estados Unidos, mas poucas pessoas notam. Quando encontro uma moeda, sei que é D’us que está colocando uma mensagem bem na minha frente, dizendo-me para confiar Nele. Quem sou eu para passar e ignorar esta mensagem? Ao ver uma moeda no chão, eu sempre paro e reflito como está a minha confiança em D’us naquele momento. Por um curto período de tempo, eu aprecio a pequena moeda como se fosse de ouro. Acho que é a maneira que D’us utiliza para começar uma conversa comigo. Este é o sinal da paciência e da bondade de D’us, pois os centavos são muito abundantes!

Charles e a esposa ficaram maravilhados com aquelas palavras, que mudaram suas vidas. Na semana seguinte, quando a esposa de Charles estava fazendo compras, ela encontrou uma moeda de um cent na calçada. Normalmente ela teria ignorado, mas desta vez ela parou e pegou a moeda. Ao fazer uma reflexão, ela percebeu que estava preocupada com coisas que não podia mudar. Então ela leu as palavras “In G-d we trust” e abriu um largo sorriso. As preocupações automaticamente tinham ido embora”

Os sinais de D’us estão ao nosso redor, em cada detalhe do mundo material. Às vezes, apenas os ignoramos por causa de sua simplicidade. Mantenha os olhos abertos aos sinais de D’us.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20