GUARDANDO SEU OURO – RABINO NISSIM KATRI

346_história_3_1Quando alguém utiliza suas posses para fazer o bem, então ele deve guardá-las com grande carinho porque elas têm o valor de uma mitzvá.


O sábio Rabi Levi ben Gershom comenta que a pessoa deve ser cuidadosa com seus pertences, igual como foi demonstrado por nosso patriarca Avraham. Mesmo quando ele estava deixando o Egito, uma terra corrupta, e retornando à terra que D’s lhe havia prometido, Avraham achou melhor adiar o seu retorno para ter certeza de que nenhum de seus pertences tinha ficado para trás.

Será que esta foi uma atitude correta? Será que devemos valorizar a riqueza ou não?

Rabi Leibowitz aponta que a atitude desejável tem a ver com como conceituamos nossa riqueza.

Se alguém acredita que a fortuna é algo que lhe foi confiado por D’s e que a pessoa está sob a instrução Divina sobre o que fazer com a riqueza, então realmente é importante guardá-la, como devemos guardar qualquer item cuja guarda nos foi confiada.

Se, contudo, a pessoa pensa que sua riqueza é devido a seu alcance pessoal e ele, portanto, tem a prerrogativa de fazer com ela o que quiser, então esta fortuna recai na categoria de: “A riqueza que traz desgraça a seu dono” (Kohelet, 5:12).

Quando alguém utiliza suas posses para fazer o bem, então ele deve guardá-las com grande carinho porque elas têm o valor de uma mitzvá.

Korach e Haman exemplificam casos em que a riqueza levou à arrogância, egoísmo e vaidade, e nesses casos a riqueza se torna destrutiva.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.brchabad.bhz@terra.com.br

20
20