O MELHOR PRESENTE PARA OS PAIS – RABINO DOVI GOLDBERG

346_história_4_1O kaddish é o maior presente que os filhos podem dar para seus pais, e é o maior legado que os pais deixam para os filhos depois que eles partem!


Caros amigos,

Elie Wiesel, famoso escritor, sobrevivente dos campos de concentração nazistas, e ativista que recebeu o Nobel da Paz, antes de falecer, em Julho de 2016, fez um pedido ao seu único filho, Elisha, que recitasse o kaddish por ele.

O jovem Elisha, um bem sucedido empresário, relata que na época era rebelde e não ligava nem para o trabalho do pai, nem para o judaísmo. Ainda assim concordou em atender ao pedido do seu pai. Mal sabia ele quanto a sua vida iria mudar ao fazer esta promessa.

Ele relata que começou a frequentar o Beit Chabad, e estando na sinagoga, começou a folhear livros, como a Torá, o Tanach, etc, ouviu Shiurim e começou a aprender, entender e a apreciar o judaísmo. Não demorou para que a sua vida mudasse. Ele se tornou um ativista por causas judaicas, seguindo os passos de seu pai.

Ontem, após 11 meses, eu terminei de recitar o Kaddish pela alma do meu saudoso pai Z”l. Embora ir à sinagoga seja parte do meu trabalho, este período teve um forte impacto sobre a minha vida.

Recitar o Kaddish nos faz refletir sobre a vida, dar mais importância às coisas que realmente têm significado e nos reconecta às nossas raízes, à nossa comunidade e à nossa fé. Aqueles que foram dedicados e recitaram o Kaddish durante os onze meses por seus entes queridos, provam isto.

O kaddish é o maior presente que os filhos podem dar para seus pais, e é o maior legado que os pais deixam para os filhos depois que eles partem!

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20