QUALQUER UM PODE GUARDAR SHABAT, COMER KASHER E ORAR – RABINO ARIEH RAICHMAN

346_história_5_1Tudo isto: oração, kasher e Shabat exigem esforço para serem cumpridos. Gostaria de compartilhar algumas idéias que todos conseguem fazer.


Algumas semanas atrás, visitei alguém da comunidade, que me explicou por que ele não reza todos os dias. Disse-lhe que concordo com ele. Então ele me explicou por que não guarda o Shabat. Também concordei com ele. Então ele me disse por que não come kosher. Concordei novamente. Ele então se virou para mim surpreso e disse: “Rabino, você reza várias vezes ao dia, mantém o Shabat ao máximo e come apenas kasher. Como é que você concorda comigo?”

Compartilhei com ele a seguinte história:

Na cidade de Berditchev, havia um orgulhoso judeu ateu, que dividia seus problemas sobre o D’us cruel e indiferente, no qual as pessoas acreditam. Um dia, o grande Rebe Levi Yitzchak se aproximou dele e disse: “Sabe, o D-us que você não acredita?Eu também não acredito nele”.

Rebe Levi nos ensinou uma lição valiosa, ao tentar chegar a um acordo com as pessoas. Todas as mentes pensam de maneiras diferentes, e muitas vezes a compreensão só pode ser alcançada pela educação. A oração não é algo que fazemos apenas por necessidade ou para agradecer a D’us. Se fosse como aquele homem pensava, eu também não oraria diariamente. Pelo contrário, orar é um presente que D’us nos dá para nos conectarmos com Ele e trazer um pouco de Divindade a este mundo.

O Shabat também não é apenas um dia de descanso do trabalho. É um dia para focar na alma e sua conexão com D’us. E kasher não é realmente sobre rabinos controlando nossas vidas ou hábitos de higiene alimentar adequados. É nosso presente fazer de um ato mundano, uma forma espiritual de refinamento.

Tudo isto: oração, kasher e Shabat exigem esforço para serem cumpridos. Gostaria de compartilhar algumas idéias que todos conseguem fazer.

Oração:
1) Reze o Shema de manhã e à noite.
2) Recite a bênção antes de beber água ou depois de usar o banheiro.
3) Leia o seu capítulo de Salmos e os de seus filhos.

Shabat:
1) Prepare uma comida especial para a refeição de Shabat.
2) Não toque em nada com números (telefones celulares, contas, moedas, computadores).
3) Estude a porção semanal da Torá.

Kasher:
1) Espere 6 horas após comer carne, para poder ingerir lácteos, e 1 hora de leite para carne, mesmo que a comida não seja kasher.
2) Coma comida kasher no Shabat.
3) Tenha talheres separados para carne e leite, mesmo que não seja 100% kasher.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20