EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE….

E faz acontecer, como o Dr. Cláudio Luiz Lottenberg, rav Sany Sonnenreich, deputado estadual Castello Branco, Luiz Kignel, Cônsul Geral de Israel Alon Lavi, rabino Dr. Ruben Sternschein, deputada estadual Tabata Amaral, rabino Michel Schlesinger, Sergio Fausto, Abraham Goldstein, Sam Osmo, Rafael Kruchin, Roberson Henrique Pozzobon, rabino Pablo Berman, Jairo, Miguel e Ariela Roizen, Desembargadora Maria Elizabeth Mostardo Nunes, Nelson Faria de Oliveira, Natália Faria de Oliveira, Dr. Mário Nunes, Isadora Sinay, Marta Topel, Bruno Szlak, Deborah Travassos, Fabiana Grinberg, Gabriel Neistein, Juliana Portenoy, Miriam Oelsner, Saul Kirschbaum e o professor israelense Arieh Saposnik, dentre outros.


HOMENAGEM AO DR. CLÁUDIO LOTTENBERG NO RIO DE JANEIRO

346_first_4_1O Dr. Cláudio Luiz Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein, recebe no próximo dia 11 de dezembro, às 10h30, numa iniciativa do Deputado Estadual Jorge Felippe Neto, a Medalha Tiradentes. A cerimônia de entrega terá lugar no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, sem número, Praça XV), e você também está convidado.


RAV SANY SONNENREICH PARTICIPA DE ATO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 73 ANOS DA DECLARAÇÃO DA ONU PARA A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL

346_first_4_2Convidado pelo deputado estadual Castello Branco, Rav Sany participou na noite de 28 de novembro do ato solene em comemoração aos 72 anos da declaração do ONU para criação do Estado de Israel, evento proposto por ele. Destaque para as presenças de Luiz Kignel, presidente da FISESP – Federação Israelita do Estado de São Paulo e do Cônsul Geral de Israel Alon Lavi.

Chamado a compor a mesa com outras autoridades – parlamentares, líderes comunitários, entre outros – foi solicitado a ele fazer uso da palavra. Na ocasião, contou uma história familiar com Oswaldo Aranha, embaixador do Brasil na ONU, que presidiu a história sessão onde foi declarada a criação do Estado de Israel.


NOITE DE DEBATES E CONTEÚDOS DIFERENCIADOS NA CIP

346_first_4_3Rabino Dr. Ruben Sternschein

Na última quinta-feira, 28 de novembro, a Congregação Israelita Paulista (CIP) promoveu uma noite de debates e conteúdos diferenciados.

A noite teve início com a segunda aula dos “Desafios Contemporâneos do Pensamento Judaico, sobre a Sabedoria Judaica Prática de Pirkei Avot”, na qual o rabino Dr. Ruben Sternschein explanou sobre o resumo mais famoso e claro do judaísmo milenar e atual sobre a vida cotidiana. Temas como finanças, filhos, pais, relacionamento, política, educação, amizades, sentidos da vida e da morte deram a tônica da análise. “A discussão foi realizada em formato de roda, para que todos pudessem se enxergar, participar e juntos construirmos conhecimento”, destacou Sternschein.

Logo em seguida, teve início o evento Dilemas Éticos com a deputada federal Tabata Amaral, o cientista político Sergio Fausto e mediação do rabino Michel Schlesinger, que teve como tema “Política: concordamos que podemos discordar? Tome posse deste assunto!”.

Sexta deputada mais votada do estado de São Paulo, Tabata Amaral, relatou sua trajetória pessoal e política. Nascida e criada na Vila Missionária, periferia de São Paulo, ela estudou em Harvard, onde se formou em Ciência Política e Astrofísica. Foi cofundadora do Mapa da Educação e do Movimento Acredito.

346_first_4_4Tabata Amaral, rabino Michel Schlesinger e Sergio Fausto

“Quando penso no que me levou à política, a primeira coisa que me vem à cabeça é a missão que eu tenho na Educação, e não tanto na política. O fato de poder ter feito escolhas, terminado o ensino médio, cursado Faculdade e de poder ter escolhido o meu futuro, enquanto quase todo mundo ao meu redor, não teve nenhuma dessas oportunidades e muitos morreram muito jovens. O que explica essa diferença, essa contradição, foram as oportunidades que eu tive na Educação. Então, acho que a maneira de conciliar minha história, de entender o que aconteceu comigo e com quem estava ao meu redor é trabalhar pela Educação e por um mundo menos desigual de forma a diminuir esse abismo entre o 1% que concentra a riqueza e os que passam fome”, destacou.

Superintendente da Fundação FHC, codiretor do projeto Plataforma Diplomática e coeditor do Journal of Democracy em português, o cientista político Sergio Fausto fez uma análise sobre a democracia no Brasil, e de como o exercício da política mudou nesses últimos 15 anos, por conta das transformações tecnológicas, culturais e sociais, destacando inclusive o papel das redes sociais.

“Concordamos em discordar? É óbvio que sim, essa é a alma da essência da política democrática, que procura afastar das relações humanas e das resoluções de conflito e divergências, qualquer hipótese de violência. A legitimidade do ator político depende de conceder ao outro a mesma legitimidade, para divergir, ter sua opinião e defender o seu ponto de vista”, frisou Sergio Fausto.

“Para a tradição judaica, concordamos que podemos discordar. Justamente no contraditório temos a oportunidade de aprimorar a sociedade. Um exemplo disso é o Talmude que traz em cada uma das suas páginas, várias opiniões sobre o mesmo assunto. Quando esperamos que virá alguma conclusão, essa conclusão não existe, pois em cada uma dessas ideias, existe a sua verdade”, concluiu o rabino Michel Schlesinger

Crédito fotográfico: Milton Gevertz


CURITIBA RECEBE O III ENCONTRO NACIONAL DA B’NAI B’RITH

346_first_4_5Evento colocou em discussão temas como o antissemitismo, o racismo nas redes sociais e a corrupção no país

Aconteceu entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, em Curitiba (PR), o III Encontro Nacional da B’nai B’rith, que teve a direção do presidente da BB Brasil, Abraham Goldstein. O evento contou com aproximadamente 40 participantes das lojas de Porto Alegre, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os temas abordados nas palestras estavam: antissemitismo, identidade judaica entre os jovens, racismo nas redes sociais e corrupção no país.

O encontro teve início na noite da última sexta-feira (29), com um festivo Cabalat Shabat, na Sinagoga Beit Yaacov, de Curitiba. A abertura dos trabalhos se deu na manhã seguinte, sábado (30), onde os membros da instituição apresentaram seus relatórios de atividades do ano, o planejamento para 2020, bem como a boa troca de experiências.

A primeira palestra foi do engenheiro Sam Osmo, da B’nai B’rith de São Paulo, que ofereceu uma visão ampla do que foi o Fórum da B’nai B’rith Internacional, em Washington D.C., do qual participou representando Brasil, e dos temas ali debatidos, entre os quais estavam: o crescimento do antissemitismo na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Na sequência, Rafael Kruchin, coordenador-executivo do Instituto Brasil-Israel (IBI), falou sobre identidade e assimilação a respeito de jovens judeus.

No período da tarde, o delegado Demétrius Gonzaga Oliveira, abordou o tema “Racismo na Internet, nas redes sociais e crimes virtuais”. Em seguida, o promotor da Lava Jato, Roberson Henrique Pozzobon, discorreu sobre “Ação e Reações das Iniciativas de Controle e Punição da Corrupção no País”. Os jornalistas Rafael de Lala e Gustavo Victorino, respetivamente de Curitiba e de Porto Alegre, que fizeram considerações da viagem que ambos fizeram a Israel recentemente. A noite do sábado esteve reservada para o confraternização em um restaurante do bairro turístico e gastronômico de Santa Felicidade.

No domingo (1), pela manhã, o rabino Pablo Berman, da comunidade judaica de Curitiba, abriu os trabalhos dissertando sobre “Antissemitismo nos Textos Bíblicos”. O professor Carlos Reis, coordenador-geral do Museu do Holocausto, apresentou um panorama da instituição e seu significado. Ele também conduziu os participantes do Encontro da B’nai B’rith para uma visita pormenorizada do museu.


NA’AMAT HOMENAGEIA ROSA HELENA ROIZEN Z’L

346_first_4_6Jairo, Miguel e Ariela Roizen ao lado da placa em memória de Rosa Helena Roizen z’l

A eterna chaverá Rosa Helena Roizen z’l foi homenageada pela Na’amat Brasil com a colocação de uma placa na Creche “The Na’amat Canada Day Care Center” em Israel. Familiares viajaram à Terra Santa e se juntaram com parentes e amigos para acompanhar este momento especial. “Faz um ano que a nossa principal referência se foi. Tivemos que aprender a viver com a ausência de quem sempre cuidou de tudo. Hoje, mais uma vez ela cuidou para que estivéssemos juntos, no lugar que mais amava no mundo: Israel. Ficamos muito honrados com a homenagem”, declarou Jairo Roizen.


DESEMBARGADORA DO TRT/SP, MARIA ELISABETH MOSTARDO NUNES É O NOVO MEMBRO DA CJLP – COMUNIDADE DE JURISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

346_first_4_7A Desembargadora Maria Elizabeth Mostardo Nunes do TRT/SP é o novo membro da CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa.

A Dra. Maria Elizabeth e seu marido Dr. Mário Nunes foram recebidos pelo Secretário geral da CJLP – Nelson Faria de Oliveira e pela Dra. Natália Faria de Oliveira, também membro da CJLP.

A CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, criada com a finalidade de unir os juristas em propósitos comuns e também no aperfeiçoamento do Mundo Jurídico, como espaço de divulgação e discussões de temáticas do Direito em prol de um mundo mais justo.

A CJLP completa 10 anos no dia 10 de Dezembro de 2019, justamente na data de comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.


RABINO MICHEL SCHLESINGER PARTICIPOU DE EVENTO DA USP QUE DISCUTIU A FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASIL

A convite do Instituto de Estudos Avançados da USP, o rabino Michel Schlesinger participou da mesa “Brasil, Brasis e sua complexa formação social”. Schlesinger que, além de rabino da Congregação Israelita Paulista também representa a Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso, discorreu sobre a imigração judaica para o Brasil.

“Devemos nos sentir ainda como se estivéssemos durante a travessia do Mar Vermelho”, afirmou o rabino. “Enquanto existirem refugiados no mundo, não estará completa nossa passagem. Portanto, temos o dever se estender nossos braços e ajudar àqueles que ainda não completaram sua travessia”.

O evento discutiu a complexa história da formação social do Brasil, que é atravessada por múltiplos movimentos, desde o choque para as populações autóctones (e sua “hospitalidade traída”) e a escravização dos africanos, e de como o Brasil plural enfrenta histórias de violência na dimensão geográfica, étnica e de classe social.


NÚCLEO DE ESTUDOS DE JUDAÍSMO CONTEMPORÂNEO (NUEJUC)

No dia 2 de dezembro, foi realizado o último encontro do ano do Núcleo de Estudos de Judaísmo Contemporâneo (NUEJUC). A doutoranda Isadora Sinay apresentou sua pesquisa sobre o autor norte-americano Philip Roth. Participaram, além da professora Marta Topel e do pesquisador Bruno Szlak, líder e vice-líder do grupo, os pesquisadores Deborah Travassos, Fabiana Grinberg, Gabriel Neistein, Juliana Portenoy, Miriam Oelsner e Saul Kirschbaum.

O NUEJUC é um grupo de trabalho interdisciplinar registrado no CNPQ e na USP, que tem como finalidade criar um espaço de reflexão e pesquisa sobre judaísmo contemporâneo e conta com a participação de professores, pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação, em especial aqueles que estejam desenvolvendo pesquisas de IC ou TGIs.


XX JORNADA SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS NA AMÉRICA LATINA

A diretora do CEJ Profa. Dra. Marta Topel é uma das coordenadoras da XX Jornada sobre Alternativas Religiosas na América Latina, que acontece de 30/06 a 03/07/2020, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhos podem ser enviados até o dia 17 de dezembro.

Saiba mais


VÍDEO APRESENTA ÍNTEGRA DA PALESTRA DO PROFESSOR ISRAELENSE ARIEH SAPOSNIK NA USP

346_first_4_8No dia 4 de novembro o CEJ – Centro de Estudos Judaicos da USP recebeu o professor israelense Arieh Saposnik, da Universidade Ben-Gurion, para a palestra “Terra Santa e sionismo: entre o sagrado e o profano”. O registro em vídeo do evento está disponível no link acima.

20
20