DEZ MIL VOLUNTÁRIOS PARTICIPARAM DO PRIMEIRO MITZVAH DAY BRASIL

No domingo, 24 de novembro, cerca de dez mil pessoas de vinte estados brasileiros acordaram cedo e arregaçaram as mangas para fazer trabalho voluntário, beneficiando a sociedade e a comunidade onde vivem. Elas participaram do Primeiro Mitzvah DayBrasil, que contou com 60 ações em 20 estados que beneficiaram mais de duas mil pessoas.

“A largada para esse dia de fazer o bem foi dada em São Paulo, quando voluntários da ONG Anjos da Cidade e da Congregação Israelita Paulista (CIP) prepararam e ofereceram um café da manhã para moradores de rua na Praça Olavo Bilac. Além de oferecerem café, leite, suco, bolos, sanduíches e cookies, levaram aos moradores de rua muito calor humano e entretenimento que transformaram esse dia em uma data inesquecível”, destacou Patricia Strebinger, uma das coordenadoras do Mitzvah Day.

Durante todo o Domingo, aconteceram diversas ações como arrecadação de roupas, remédios e produtos não perecíveis, além de atividades com crianças, performances artísticas, musicais e de leitura em casas de repouso para idosos e com portadores de deficiência, além do plantio de árvores e revitalização de praças, criando uma grande rede de solidariedade.

Criado na Inglaterra em 2008, o Mitzvah Day (Mitzvah, no judaísmo, expressa qualquer ato de boa ação) tem como objetivo incentivar as pessoas a dedicarem seu tempo, e não apenas seu dinheiro, a causas locais importantes, além de criar vínculos mais profundos nas comunidades e apoiar instituições de caridade.

Embasado nos valores judaicos de Tikun Olam (consertar o mundo), Gemilut Chassidim (doar sem esperar receber) e Tzedaká (justiça social), o Mitzvah Day começou dentro da comunidade judaica, mas hoje é realizado com a participação de todos que tiverem vontade e tempo para ajudar, independentemente da religião, com a proposta de construir uma sólida coexistência da sociedade civil.

A Campanha de divulgação do projeto foi criada pela agência Africa, e contou com uma estratégia pautada em influenciadores que, através de postagens em suas redes sociais, buscaram despertar a curiosidade de seus seguidores e atrair voluntários para a campanha.

Os vídeos trouxeram duplas, onde alguém da comunidade judaica explicava para a celebridade o conceito do Mitvah Day. Luisa Mell faz dupla com Fernado Rocha, Fabio Rabin com Rafael Cortez, Benjamin Back com Oscar Filho e o Rabino Michel Schlesinger com Paulo Bonfá, Dom Odilo Scherer e a Monja Cohen.

347_first_4_13 Atividades com a comunidade carente de Florianópolis

347_first_4_2Café da manhã e atividades para moradores de rua em SP

347_first_4_3Equipe da CIP

347_first_4_4O presidente da CIP Mario Fleck e sua esposa Angela participaram de atividades em Campos de Jordão

347_first_4_5 Plantio de árvores em Paraisópolis

347_first_4_6Recreação e doações da Na’amat na ONG Cruz Verde

347_first_4_7Alunos do Renascença no Batalhão da Polícia

20
20