PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA PODEM PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?

A resposta é sim, podem! É muito importante que o paciente com Doença Renal Crônica continue fazendo ou procure fazer atividades físicas regularmente. Os exercícios promovem o fortalecimento muscular e a resistência, o que pode reduzir o risco de hospitalizações e complicações geradas pela doença renal.

A atividade esportiva melhora a capacidade funcional, a vitalidade e até aspectos emocionais, sendo essencial também para a saúde mental.

No entanto, claro, é preciso respeitar as próprias limitações.

É fundamental buscar a orientação do nefrologista e, em conjunto, o suporte de um educador físico e/ou fisioterapeuta, qualificados e especializados, para determinar, por exemplo, o tipo de exercício adequado, limites de peso, de tempo e duração; garantindo assim a prática segura da atividade.

Portanto, não há contraindicação, pelo contrário, mas é preciso um cuidado especial.

Situada no Higienópolis Medical Center, a Clínica RenalClass conta com uma equipe multiprofissional composta por nefrologistas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e enfermeiros, entre outros profissionais, que proporcionam qualidade de vida ao paciente com doença renal, construindo um atendimento e tratamento integrados, completos e eficazes.

Saiba mais pelo site:www.grupochr.net.br/renalclass .

20
20