COMO CRIAR FILHOS VENCEDORES – RAV EFRAIM BIRBOJM

349_história_1_1Pequenos detalhes na educação dos nossos filhos podem  fazer uma enorme diferença no futuro.


“Carla acordou atrasada para levar seu filho à escola. Desesperada, trocou-se rapidamente, ajeitou o filho e saíram. No caminho, acabou acelerando demais e passou da velocidade permitida. Ela se desesperou quando escutou as sirenes de um carro de polícia e a ordem para que parasse o carro.

Muito nervosa, Carla mostrou os documentos ao policial e foi informada que estava acima da velocidade máxima permitida e, portanto, seria multada pela infração grave. Carla começou a tentar se justificar ao policial. Disse que sempre era muito cuidadosa ao volante, respeitando todas as regras de trânsito. Apenas naquele dia acabou se descuidando e passando da velocidade máxima para que seu filho não chegasse atrasado à escola. Ela começou a pedir desculpas ao policial e implorou para que não fosse multada por aquele pequeno deslize. Com lágrimas nos olhos, prometeu que seria mais prudente das próximas vezes.

O policial, ao ver o estado da mulher, acabou tendo dó. Devolveu os documentos e disse que daquela vez ela estava perdoada e poderia ir embora sem nenhuma multa, mas que tomasse mais cuidado das próximas vezes. Porém, Carla ficou olhando para o policial, balançando negativamente a cabeça. Ela perguntou:

– Não entendi, Sr. policial. Como assim, estou perdoada? O senhor não vai me dar uma multa? Nem mesmo uma advertência?

– Não, minha senhora, você está liberada – repetiu calmamente o policial – tenha uma boa viagem.

– Sr. policial, você não entendeu – disse Carla, um pouco exaltada – Você precisa me dar uma multa! Eu errei, passei da velocidade máxima permitida! Você não pode me mandar embora sem nenhum tipo de consequência!

O policial não entendeu o que estava acontecendo. Será que aquela mulher era louca? Carla então explicou:

– Sr. policial, você está vendo meu filho sentado no banco de trás? Ele assistiu toda esta cena. Ele viu que, apesar de estar errada, eu dei uma desculpa, chorei e fui perdoada. Sabe o que isto significa? Que ele vai aprender que na vida ele pode fazer o que quiser. Ele pensará que poderá cometer falhas sem nenhum tipo de consequência, pois basta depois ele pedir desculpas e tudo estará bem. Não é isto que eu quero para ele! Eu quero que ele aprenda que, quando cometemos uma falha, precisamos pagar por ela. Ele precisa estar ciente que não podemos fazer o que queremos. Por isso, Sr. policial, eu te peço. Pela educação do meu filho, por favor, me dê uma multa.”

É com esse tipo de atitude que podemos educar nossos filhos para que sejam pessoas mais responsáveis. Pequenos detalhes na educação dos nossos filhos pode fazer uma enorme diferença no futuro.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20