III ENCONTRO NACIONAL DA B’NAI B’RITH EM CURITIBA

Com importantes palestras ilustradas, avaliações e debates, aconteceu em Curitiba, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o III Encontro Nacional da B’nai B’rith, sob direção do presidente da BB Brasil Abraham Goldstein. O evento contou com cerca de 40 participantes das lojas de Porto Alegre, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que ouviram e interagiram em palestras sobre antissemitismo, identidade judaica entre os jovens, racismo nas redes e corrupção no País. Foi também uma oportunidade para os membros da instituição apresentarem seus relatórios de atividades do ano, o planejamento para 2.020 e uma boa troca de experiências.

O III Encontro teve início na sexta-feira à noite na Sinagoga Beit Yaacov, de Curitiba, com um festivo Cabalat Shabat. A abertura dos trabalhos, desenvolvidos no Centro Israelita Paraná, aconteceu no sábado de manhã com as inscrições ecom cada um dos dirigentes das lojas da B’nai B’rith apresentando relatos de suas ações ao longo do ano, bem como a perspectivas para o próximo período. A primeira palestra foi do engenheiro Sam Osmo, da B’nai B’rith de São Paulo, que ofereceu uma visão ampla do que foi o Fórum da B’nai B’rith Internacional, em Washington D.C. do qual participou representando Brasil, e dos temas ali debatidos, entre os quais o crescimento do antissemitismo na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.

Na sequência, Rafael Kruchin, coordenador-executivo do Instituto Brasil-Israel (IBI), falou sobre Identidade e Assimilação a respeito der jovens judeus. No sábado à tarde, o delegado Demétrius Gonzaga Oliveira, abordou o tema Racismo na Internet, nas redes sociais e sobre crimes virtuais. Por sua vez, o promotor da Lava Jato, Roberson Henrique Pozzobon, discorreu sobre “Ação e Reações das Iniciativas de Controle e Punição da Corrupção no País”, seguido pelos jornalistas Rafael de Lala e Gustavo Victorino, respectivamente de Curitiba e de Porto Alegre, que fizeram considerações da viagem de ambos a Israel, recentemente. À noite, houve um jantar de confraternização num restaurante do bairro turístico e gastronômico de Santa Felicidade.

No domingo pela manhã, o rabino Pablo Berman, da comunidade judaica de Curitiba, abriu os trabalhos dissertando sobre “Antissemitismo nos Textos Bíblicos” e o professor Carlos Reis, coordenador-geral do Museu do Holocausto, apresentou um panorama da instituição e seu significado. Ele também conduziu os participantes do Encontro da B’nai B’rith a uma visita pormenorizada do museu. Na parte da tarde, antes do encerramento, todos se reuniram para decidir as próximas atividades locais e nacionais, bem como traçar os planos para 2.020. O encontro nacional do próximo ano será em Porto Alegre, em data ainda a ser definida.

FOTOS

349_Fique_4_1Denise Levy Tredler, do Rio de Janeiro, fez apresentação sobre a XIV Jornada Interdisciplinar do Holocausto

349_Fique_4_2 O promotor Roberson H. Pozzobon, da Lava Jato, falou sobre corrupção no País

349_Fique_4_3Os participantes do Encontro e alguns dos palestrantes em pausa para foto no jardim do CIP

349_Fique_4_4Rabino Pablo Berman abordou o Antissemitismo nos textos bíblicos

349_Fique_4_5 Momento alegre pouco antes do encerramento

20
20