CIENTISTAS ISRAELENSES ANUNCIAM VACINA PARA O CORONAVÍRUS PARA BREVE

351_saude_1_1Segundo informou esta manhã (27/2) o Ministro israelita para a Ciência e Tecnologia, Ofir Akunis, uma equipe de cientistas israelenses estão prestes a conseguir a primeira vacina contra o coronavírus.

Se tudo correr segundo o previsto, a vacina poderá estar pronta daqui a três semanas e disponível em 90 dias.

“Parabéns à “MIGAL” – Instituto Galileu de Pesquisas – por esta conquista. Estou confiante de que em breve haverão mais progressos que nos capacitarão a providenciarmos uma resposta tão necessária para a grave ameaça global do COVID-19″ – congratulou o ministro.

Nestes últimos quatro anos uma equipa de cientistas da MIGAL têm estado a desenvolver uma vacina contra vírus bronquiticos infecciosos (IBV), que provoca uma doença pulmonar afectando os galináceos, e cuja eficácia tem sido comprovada em testes pré-clínicos realizados no Instituto Veterinário.

Os laboratórios MIGAL situam-se na Galiléia.

O nosso conceito básico foi desenvolver a tecnologia, sem nos concentrarmos numa só vacina para este ou aquele tipo de vírus” – informou o Dr. Chen Katz, líder do grupo biotecnológico MIGAL, acrescentando:

“Foi pura sorte! Tínhamos decidido escolher o coronavírus como modelo para o nosso sistema – como uma prova do conceito da nossa tecnologia.”

351_saude_1_2Os cientistas israelitas descobriram que o coronavírus que afecta os galináceos é em todo semelhante ao que infecta os humanos – a genética é muito semelhante – o que possibilita um rápido avanço na formulação da vacina para os humanos.

“Tudo o que precisamos de fazer é ajustar o sistema à nova sequência” – afirmou o Dr. Katz, acrescentando: “Estamos a meio desse processo, e esperamos para daqui a poucas semanas ter a vacina nas nossas mãos. Sim, em algumas poucas semanas. Se tudo funcionar bem, teremos uma vacina para prevenir o coronavírus.”

PROCEDIMENTOS LEGAIS

Após ter sido conseguida, esta vacina terá de passar pelos procedimentos legais, processos regulamentares, incluindo testes clínicos e produção em larga escala.

Akunis disse ainda que instruiu o director geral do Ministério para a Ciência e Tecnologia para avançar os processos de aprovação com o alvo de trazer a vacina para o mercado o mais rapidamente possível.

“Dada a urgente necessidade global de uma vacina humana para o coronavírus, estamos a fazer todo o possível para acelerar o desenvolvimento, acreditando que se consiga a aprovação de segurança em 90 dias.”

A vacina será por via oral, tornando-a muito acessível ao público em geral.

E concluiu: “Estamos atualmente em intensas discussões com potenciais parceiros que poderão ajudar a acelerar a fase de teste em humanos e a finalização do produto e das atividades regulamentares.”

Nota – matéria publicada no: http://shalom-israel-shalom.blogspot.com/2020/02/cientistas-israelitas-anunciam-vacina.html

20
20