COMO ATINGIR SEUS OBJETIVOS? PSICÓLOGOS DIZEM TER DESCOBERTO O SEGREDO

352_saúde_3_1As memórias também são importantes na tomada de decisão. Quanto aos seus objetivos, tenha cuidado com quem você os compartilha.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]


Como fazer planos realistas

Psicólogos coletaram novas pistas sobre por que as pessoas costumam fazer planos irrealistas, fadados ao fracasso.

Agata Ludwiczak e seus colegas da Universidade Queen Mary de Londres analisaram a complexa relação entre recompensa e esforço, elementos que as pessoas visam e usam para tentar alcançar suas metas.

Os resultados mostraram dois estágios críticos no processo de tomada de decisão: O primeiro atua quando as pessoas decidem o que fazer, quando elas são motivadas pelas recompensas esperadas.

No entanto, uma vez que elas começam a colocar seus planos em ação, seu foco se volta para o segundo elemento, a dificuldade do esforço que precisam empreender para chegar aos objetivos a que se propuseram. E é aí que tudo vai por água abaixo.

Os psicólogos sugerem que a chave para se propor objetivos alcançáveis está em inverter essa sequência, ou seja, considerar o esforço necessário desde o início, quando a pessoa ainda está decidindo o que fazer. Quando chegar a hora de fazer o esforço, então é hora de lembrar de se concentrar nas recompensas esperadas.

Recompensa versus esforço

Para investigar a relação entre esforço e recompensa, a equipe projetou experimentos envolvendo duas formas diferentes de esforço, físico e mental.

Os voluntários recebiam diferentes opções, que combinavam esforço alto ou baixo com recompensa financeira alta ou baixa. Cada um devia então selecionar qual objetivos queriam perseguir.

Ao selecionar as opções, os voluntários guiaram-se pelo nível de recompensa financeira oferecida, mas, na execução da tarefa, seu desempenho era determinado pela quantidade real de esforço necessário – a recompensa era esquecida.

Os resultados foram semelhantes para os experimentos físicos e mentais.

“O senso comum sugere que a quantidade de esforço que colocamos em uma tarefa está diretamente relacionada ao nível de recompensa que esperamos em troca. No entanto, um volume crescente de evidências psicológicas e econômicas indica que, muitas vezes, recompensas altas não são suficientes para garantir que as pessoas envidem o esforço que precisam para atingir seus objetivos.

Continue lendo: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=segredos-como-atingir-seus-objetivos&id=13967&nl=nlds

20
20